Gestao de patrimonio empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão Patrimonial – Noções Básicas de Controle do Patrimônio
Publicado por: Equipe CPCON
Um dos aspectos básicos de uma boa gestão patrimonial, são os fatores a serem considerados em seu estruturamento. Vários campos devem ser abordados, para uma gestão completa e eficaz.
Implantação de Controle Patrimonial
É necessário efetuar atualização dos valores monetários de seu patrimônio, para queassim, haja um controle efetivo de todo seu empreendimento. Desta forma, é necessário a contabilização da depreciação de seus bens imobilizados, a ser efetuado pela gestão do patrimônio.

Nesta etapa de Controle do Patrimônio, é sempre interessante ter um auxílio em TI exemplar. Na utilização de softwares específicos nesta área, é possível ter um total controle gerencial de forma otimizada. É defato interessante principalmente com a agilidade de procedimentos de correção monetária e controle de ativo fixo, mantendo de forma organizada todos os dados relevantes e disponibilizando relatórios de maneira específica, por período de relevância.
Em suma, tais softwares de auxílio devem fornecer um mínimo de recursos para total otimização dos processos, além de funcionar de maneira integrada acontabilidade:
* Balanço Patrimonial
* Balancetes por Período
* Análise de Receitas/Despesas/Resultados
* Livro Razão e Caixa
* Baixa do Ativo Imobilizado
* Identificação de Ativos Imobilizados
* Razão Auxiliar
* Balanço das Depreciações
* Imposto de Renda
* Lista dos Bens por Grupo
De forma análoga, é interessante que na implantação de controlepatrimonial haja uma adequação a lei 11.638 , com devido detalhamento e aperfeiçoamento do controle dos bens, mediante identificação física e contábil.
Gestão Patrimonial – Gerencie o Ativo de sua empresa, Inventário Físico e Avaliações
Um fator de extrema importância é o tratamento do Ativo Imobilizado de sua empresa, tal que pertence a uma sub-categoria do Ativo Permanente, e tem seu registro noempreendimento através do custo de sua aquisição. O custo agregado ao ativo pode ser relacionado ao seu valor de aquisição quanto ao seu custo de construção ou fabricação. Atualmente não se utiliza esse modelo de etiqueta (ao lado), utiliza-se o modelo com código de barras, ou micro chip (ativo ou passivo).

Um fato a ser relacionado ao valor do ativo imobilizado é quando este é adquirido porterceiros e leva em conta outros fatores para seu completo funcionamento, como exemplo: instalação, adequação para correto funcionamento. Algumas etapas comumente seguidas para tal cálculo são: valor de aquisição, despesas com transporte, instalação e transferência dos bens.
Para gerenciar todos os ativos de uma empresa, tem por tendência agrupá-los em grupos distintos para facilitar tal processo. Hádois grandes grupos de classificação, que diferenciam os bens tangíveis, dos bens intangíveis. Basicamente a relação dos bens em sua classificação é bem intuitiva, sendo os bens tangíveis aqueles que existem fisicamente, objetos concretos, podem ser manuseados e vistos. Temos então alguns exemplos de tais bens tangíveis: Veículos, Máquinas, Ferramentas, Equipamentos, Terrenos e Construções, Móveise Utensílios. Já os bens intangíveis, são aqueles objetos abstratos, tem seu valor como documentos que garantem direitos, como posse jurídica. Um exemplos de tais bens intangíveis são: Direitos de Publicação, de Uso de Processo, Exploração e Extração, Marcas e Patentes de Indústria e Comércio.
Controle da Depreciação

Pela lei das sociedades por ações, garante como norma básica algunsaspectos relevantes a depreciação do Ativo Imobilizado. Diante referido Balanço Patrimonial, os Ativos Imobilizados contabilizados terão seu registro correspondente ao seu valor de aquisição, descontado seu percentual de depreciação, exaustão ou amortização. Este valor de depreciação será registrado periodicamente, em sucessão nas contas de depreciação, até que haja depreciação total sendo o item...
tracking img