Patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PATOOGIA II
Nome: Elton Gonçalves Madeira Curso: Enfermagem
LEUCÓCITOS
Os leucócitos, ou glóbulos brancos são células nucleadas produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico, tamanho e volume superior as hemácias.
Sua função é proteger o organismo, de maneira imunitária, contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso aprodução de anticorpos.
Essa ação pode ser percebida através do aumento do tamanho de gânglios, sobretudo os localizados logo abaixo da pele, que revela a existência de infecções. O leucócito não é como as células normais do corpo agem como um organismo vivo independente e unicelular, com capacidade de locomoção e de capturar microrganismos por conta própria.

Classificação
Os leucócitos sãoclassificados de acordo com a granulosidade do citoplasma e a quantidade de lóbulos nucleares. Sendo assim, são divididos em dois grupos: granulócitos e agranulócitos.
Os granulócitos apresentam grânulos específicos em seu citoplasma e são classificados em três tipos, conforme a afinidade dos grânulos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Já os agranulóides podem ser monócitos e linfócitos.

São osmais numerosos,cerca de 55 a 65% do total de leucócitos. As células mais jovens são conhecidas por “neutrófilos em bastonete”, devido ao núcleo não segmentado em forma de bastonete. Já os neutrólios mais velhos possuem o núcleo segmentado em lobos, em número que varia de dois a cinco, sendo denominados “neutrófilos segmentados”.
Os neutrófilos são móveis e fagocitários. São a primeira linha dedefesa do organismo, já que são atraídos pela quimiotaxia até os microorganismos patogênicos, destruindo-os.

Com núcleo bilobado e com o citoplasma preenchido por muitos grânulos róseos. Móveis e fagocitários, atuam nos organismos envolvidos por reações alérgicas. Os eosinófilos liberam a hidrocortizona, um hormônio que diminui essas reações alérgicas e a quantidade de eosinófilos no sangue.Normalmente em pequeno número, cerca de 0,5% do total de leucócitos, possuem um núcleo irregular em forma de “S”. Os basófilos são móveis e fagocitários, possui uma função desconhecida, que se acredita ser a liberação da heparina no sangue, uma espécie de coagulante. Isso supostamente estaria ligado a processos alérgicos e inflamatórios.
Possuem um núcleo regular e que ocupa quase todo o volume dacélula. Ativamente móveis, circulam sempre através do sangue, pelos linfonodos, baço e tecido conjuntivo. Sua função é garantir imunidade aos organismos. Os linfócitos são classificados em “T” e “B”. Os linfócitos T possuem um ciclo de vida maior, podendo chegar a anos, formando-se na medula óssea e migrando posteriormente até o timo. Os linfócitos B vivem menos, algumas semanas, e também sãoformados na medula óssea e, quando estimulados, migram para o tecido conjuntivo, convertendo-se em plasmócitos, produtores de anticorpos. Os linfócitos são responsáveis pelas respostas de base celulares, relacionadas à rejeição de enxertos. Alguns linfócitos, em contato com um antígeno, passam a fazer parte das células de memória.
Células grandes com núcleo na forma de rim ou ferradura. Ativamentemóveis, os monócitos saem da circulação sanguínea para chegar ao tecido conjuntivo, tornando-se macrófagos. São ativos na fagocitose de microrganismos patogênicos.
Os distúrbios dos Leucócitos podem ser Classificados em duas categorias distúrbios proliferativos, nos quais há uma expansão dos leucócitos, e leucopenias, definidas como uma deficiência de leucócitos. As proliferações leucocitárias podemser reativas ou neoplásicas.
Leucopenia
O número de leucócitos circulantes é reduzido em uma variedade de doenças. Uma contagem de leucócitos anormalmente baixa (leucopenia) geralmente resulta de números reduzidos de neutrófilos (neutropenia, granulocitopenia). A linfopenia é menos comum; As doenças relacionadas geralmente nesses casos são as autoimunes, desnutrição e virais como o HIV,...
tracking img