Passado cultural do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passado cultural do homem – Desde o tempo das origens primitivas da cultura, todo desenvolvimento humano foi biológico e cultural. Evolução biocultural da humanidade.
Desenvolvimento cultural dohomem – é uma realidade atestada pelos restos arqueológicos, artefatos rudimentares manufaturados. As condições distintivas para a humanização seriam a fabricação de instrumentos, resultado datransformação intencional e não acidental da matéria prima em utensílios (pedra, osso, madeira). O homem se torna um ser cultural, capaz de produzir, capaz de criar e acumular experiências e principalmente detransmita-las socialmente.
Paleolítico Inferior (500.00 a 150.000 anos) – Australopithecus - Primeiros seres a adquirir cultura manufaturando intencionalmente seus instrumentos. A tecnologiadesenvolvida por essa cultura é a industria de seixos e da lasca (raspadeiras, facas, tipos de machadinha e o machado de mão.
Paleolítico Médio (150.000 a 40.000 anos) – Homo pré-sapiens ou sapiens (Neanderthal) – Subsistência dependia da caça e coleta. Aperfeiçoamento das técnicas do período anterior ( juntar um cabo a ferramenta)no uso da pedra e ossos de animais maiores para diferentes utilidades queiam de furadores a taças feitas de crânios de renas ( criaram a ponta e o raspador). Uso de grutas como habitação. Conhecimento do fogo. Sepultamento de seus mortos.
Paleolítico Superior (40.000 a12.000 anos) – Homo sapiens sapiens ou Cro-Magnon – industria de lâminas transparentes (esquírola) e a industria de folhas (foliácea). Idade do Osso (Magdalaniense), utilização de presas, chifres,conchas, madeiras, etc. Os instrumentos são mais complexos e as técnicas mais aprimoradas. O uso do buril para trabalhar e esculpir o osso e o marfim. O osso mais resistente vai ser aplicado a ponta doarpão que se torna uma arma de grande eficiência. O uso do arco, do anzol. Continua sendo coletor, caçador e pescador, usando, entretanto, técnicas mais refinadas que representam o avanço material e...
tracking img