O passado cultural do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PASSADO CULTURAL DO HOMEM

Orientadora: Wilka Monnah C. Barbosa*
Autores: Daniela Rebello Freitas
Diene Louise Silva e Silva
Gelcimery FreitasCavalcante
Marta Maria Pinheiro da Silva
Sunamita Lourenço da Silva**

RESUMO
Este trabalho tem como tema o passado cultural do homem abordando a sua descoberta como um ser pensante, transformador da natureza e de si mesmo cada momento histórico desse homemdeve ser entendido no seu contexto social. A pré-história foi um período de evolução do homem, e não só no seu físico mais também culturalmente. O homem pré-histórico surgiu a mais de cinco milhões de anos e o conhecimento que se tem sobre a sua existência é muito limitada, deixou vestígios de sua existência por meio de pinturas nas paredes das cavernas, armas, instrumentos e utensílios, foievoluindo passando por vários períodos: Paleolítico (primeiro estágio da antiga Idade da Pedra é o período do aparecimento do homem); Neolítico (aperfeiçoamento de instrumentos, sedentarização do homem, invenção da roda); Idade dos Metais (conhecimento da técnica de fundição, início da civilização). Esses períodos tiveram suas características, cada um com um tipo de cultura e tradições. Estas espéciesforam se espalhando pelo mundo afora exterminando seus competidores, enfim o homem do passado foi criatura e criador do mundo em que viveu, começou a se diferenciar em raças, desenvolveram valores, seu modo de ser e viver e suas próprias verdades.

Palavra-chave: Pré-histórico; Evolução; Homem; Cultura.

1. Introdução

A pré-história corresponde a um amplo período que vai dosurgimento

*Mestranda em Biologia Urbana, Professora da Disciplina de Antropologia do Curso de Serviço Social da ESBAM
**Acadêmicas do 2º período (vespertino) do Curso de Serviço Social da ESBAM

dos hominídeos até a invenção da escrita. No período em questão cada fragmento de rocha trabalhada pelo homem é uma fonte essencial para desvendarmos nossa gênese, vale ressaltar que o períodopré-histórico foi um

marco para que pudéssemos entender melhor todo o processo evolutivo desse homem.

O Paleolítico e o Neolítico foram dois grandes períodos pré-históricos que serão desenvolvidos no decorrer deste trabalho cada um com suas particularidades.

A arqueologia presta uma ajuda incalculável para esclarecer os inúmeros mistérios que cercam a concepção e expansionismodo gênero Homo sapiens.

No decorrer das necessidades humanas nossos ancestrais desenvolveram habilidades em suas descobertas e invenções.

2. A Origem do Homem

Por meio de pesquisas científicas os seres humanos vêm tentando descobrir suas origens, o aparecimento do homem na Terra baseia-se em hipóteses.

Humanos, símios, macacos e lêmures são primatas, animais ágeis.Os símios e macacos do Velho Mundo evoluíram a partir de criaturas como o Australopithecus. Os humanos modernos evoluíram na África há 100 000 anos. “Marconi (1986, p. 54)”

Conforme Cotrim (2005, p.20) há duas vertentes sobre a origem do homem: a Criacionista e a Evolucionista. A primeira é a que está escrita na Bíblia, onde é narrada que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, asegunda refere-se à teoria de Charles Darwin que supõe que o homem é fruto da natureza, ou seja, da Evolução das Espécies e não de Deus.

3. Fases Evolutivas do Homem

3.1 Australopithecus
Dados do Mamífero:
Nome: Australopithecus
Nome Científico: Australopithecus africanus
Época: Plioceno
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 30 a 40 quilos
Tamanho: 1 metro...
tracking img