Gestao e qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO GESTÃO DE CLIMA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
ISABELLE GONÇALVES DE OLIVEIRA
DA INSTITUIÇÃO
O Hospital São Francisco de Assis, idealizado pelo primeiro Bispo Diocesano, Don Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, foi fundado em 23 de dezembro de 1936 e seu principal objetivo era suprir a total carência médico-hospitalar em toda região sul do estado do Ceará, e principalmente,dar assistência e controlar uma grave epidemia da peste bubônica, que na mesma ocasião, atingiu centenas de pessoas.
Graças à Diocese, uma Casa de Saúde, com condições técnicas adequadas para um atendimento básico, foi construída, porém sua estrutura não era suficiente para atender todos os pacientes e com o passar dos anos, o hospital cresceu, suprindo a demanda. Hoje o Hospital eMaternidade São Francisco de Assis é considerado referência para 12 municípios da região, sendo que aproximadamente 78% dos atendimentos realizados são para pacientes carentes do Serviço Único de Saúde (SUS), que também têm acesso a todos os serviços de diagnósticos.
Infelizmente não foram observadas práticas voltadas à qualidade de vida do trabalhador hospitalar na instituição supracitada.
DAJUSTIFICATIVA
A QVT é um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização. Tem como idéia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. A expectativa pessoal dos profissionais é que, se as empresas esperam qualidade nos produtos e serviços por elasoferecidos, ações de QVT devem ser incorporadas definitivamente no cotidiano das empresas.
Outra expectativa dos profissionais é de que as empresas, ao conceberem um programa de qualidade, percebam que o mesmo não será implantado com sucesso se não houver um efetivo envolvimento e participação dos funcionários atuando com
satisfação e motivação para a realização de suas atividades. Isso équalidade de vida no trabalho, que, conseqüentemente, resulta em maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenhem papéis diferentes.
O assunto, por ênfase, é uma das mais recentes preocupações dos governos em todas as facções que estão inseridas, exemplo disso é o projeto federal de humanização que o governofederal está empregando paralelo ao Sistema Único de Saúde, pois, vemos a necessidade da aliança do bem estar do trabalhador e sua ocupação funcional, já que há grande alta de absenteísmo nas organizações no geral, o que proporciona a diminuição das suas produtividades. Um programa bem elaborado e bem implantado de QVT, previne casos como estes, pois 92% deste absenteísmo está relacionada á fatoresocupacionais, ou seja, doenças ocupacionais que são tratados dentro QVT, tais como: LER, DORT, enxaquecas constantes, problemas ortopédicos, etc.
Com a prática da Saúde Ocupacional, Massoterapias, entre outros, tais fatores podem ser evitados, mas sempre levando em consideração a prevenção como ato indispensável para o sucesso do programa.
DO REFERENCIAL TEÓRICO
Para demonstrar osfatores que afetam a qualidade de vida no trabalho foram desenvolvidos modelos de indicadores de qualidade de vida, entre eles Nadler e Lawler, Walton, Hackman e Oldhan, criaram modelos procurando identificar os fatores que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores.
Para esta projeto será utilizado como base o modelo de trabalho desenvolvido por Nadler e Lawler, não descartando osdemais modelos indicadores, e focando suas atividades na melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas do trabalhador.
A partir de ações preventivas e educativas em relação, principalmente, à saúde física e mental dos seus colaboradores, é que as organizações (clínicas e hospitais) abrirão espaço para o surgimento de sentimentos de participação e integração,...
tracking img