Pascoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLOCAR O NOME DA ESCOLA



A HISTÓRIA DA PÁSCOA

Goiânia
2013





A páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. O termo páscoa vem da palavrahebraica pessach, sua origem mais remota, e quer dizer “passagem” e possui três significados: cristão, judaico e outro pouco conhecido e que será explanado adiante.

Páscoa Cristã – para os cristãos éum acontecimento religioso considerado pelas igrejas ligadas a essa corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade, onde é celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida trêsdias após sua crucificação, de acordo com o novo testamento.
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seucorpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Estasemana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.   

Páscoa Judaica – Para os judeus, o Pessach determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egito. Entreos judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta históriaencontra-se no Velho Testamento da Bíblia. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Essa foi a primeira Páscoa- aconteceu no Antigo Testamento (Êxodo 12), quando Deus mandou Moisés tirar o seu povo do Egito, pois estavam lá como escravos, e Deus queria que eles voltassem a ser livres. 
Antes do povo hebreupartir, cada família deveria preparar em casa a última refeição antes da longa viagem que fariam pelo deserto.
Prepararam um cordeiro assado, pães ázimos (sem fermento, para lembrar que saíram com...
tracking img