Particularidades do trabalho do assistente social na esfera filantrópica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Particularidades do trabalho do Assistente Social na esfera Filantrópica

Para abordar a atuação do Serviço Social em uma Instituição Filantrópica, primeiramente serão apresentadas algumas categorias estudadas por Marx para se compreender o Serviço social como trabalho e, será abordado brevemente os espaços sócio ocupacionais que estes profissionais atuam, tendo como foco principal à atuaçãodeste profissional nas instituições filantrópicas.
De acordo com Almeida e Alencar (2012), a categoria trabalho na tradição marxista é um elemento transformador da natureza que não se extingue, mas se modifica, por ser tornar em processos efetivos de transformações sucessivas que são medidas a partir de uma relação primária com a natureza, e a partir deste movimento de modificações, o homemtransformar tanto natureza como a si mesmo. Compreendendo que,
(...) O trabalho é uma atividade fundamental do homem, pois mediatiza a satisfação de suas necessidades diante da natureza e de outros homens. Pelo trabalho o homem se afirmar com um ser social e, portanto, distinto da natureza. O trabalho é atividade própria ao ser humano, seja ela material, intelectual ou artística. É por meio dotrabalho que o homem se afirmar como um ser que dá respostas prático-consciente aos seus carecimentos. (IAMAMOTO,1998:134).

Sendo o trabalho uma atividade que particulariza o ser social determinando sua condição ontológica. O homem natural passa a ser social, participando da divisão sócio – técnica do trabalho. Caracterizando-se por ser uma categoria simples presente em qualquer tempo histórico, porseu objeto, os meios e atividade em si. Sendo sempre uma atividade coletiva, pois ninguém trabalha isoladamente, já que qualquer indivíduo sempre dependerá do outro para realizar as atividades. Em qualquer tempo histórico o homem produz a capacidade teleológica de elaborar mentalmente o seu “produto”.
A partir da compreensão desta categoria é possível compreender a dinâmica entre as esferas daprodução e reprodução social, para analisarmos como se dá os meios de sobrevivência humana e a sua continuidade. Aonde o trabalho na sociedade capitalista toma diferentes características, pois o processo capitalista de produção não é somente a produção de mercadorias. É um processo que absorve o trabalho não pago (mais-vália), transformando os meios de produção em meios para sugar trabalho nãopago. (IBID, p.138).
Segundo Iamamoto (2009:11), ao ser produzido uma mercadoria, esta produz um valor de uso, mas não para quem o produz e sim para os outros que o consomem, se transformando em valor de troca. No momento que é consumido, este é revestido na forma de lucro, e a partir deste momento que se converte em meio de subsistência para o seu produtor. Entendo a partir de Marx, que o valor deuso é o objeto produzido pelo trabalho para atender as necessidades humanas e o valor de troca é equivalente ao tempo de trabalho que o sujeito leva para produzir o seu produto, no qual este será consumido gerando lucro para ambas as partes, concretizando a mais-valia. Havendo dois tipos de trabalho tais como, o concreto do tipo específico e determinado, que se particulariza em função do valor deuso e o trabalho abstrato, que é referente a todos os tipos de categorias de trabalho que se caracterizam por serem produtores de mais-vália. Tendo os tipos de trabalho produtivo e improdutivo que conforme Almeida e Alencar, (2012:138) abordam;
(...) Uma cantora que canta como pássaro é uma trabalhadora improdutiva. Na medida em que vende o seu canto é uma assalariada ou uma comerciante. Porém, amesma cantora contatada por um empresário (entrepeneur, Fr.) que a põe a cantar para ganhar dinheiro, é uma trabalhadora protdutiva, pois produz diretamente capital. (...). (MARX, 2004:138).

Quando ocorre a venda e compra da força de trabalho por parte do funcionário e do empregador esta se caracterizar por ser um trabalho produtivo, já quando não ocorre este processo se tem o trabalho...
tracking img