Parlamentarismo e presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – SE TIVESSE QUE ESCOLHER ENTRE PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO, NOS DIAS ATUAIS, O QUE OS DEBATES PRÉVIOS DEVERIAM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO? EXPONHA SEUS ARGUMENTOS EJUSTIFIQUEM A ESCOLHA.

Primeiramente, levantam-se teorias sobre os dois regimes para entender as diferenças de cada um. A partir dos conhecimentos sobre os dois, os debatesdeveriam pensar sobre os acontecimentos e assuntos atuais na sociedade do país, como a homossexualidade, racismo, segurança, educação pública, etc.

A escolha entre um e outrovai ser com base nos princípios do que a sociedade necessita.
O parlamentarismo não traz muita segurança ao povo, já que neste regime, a qualquer momento a constituição podeser modificada se alguma lei for considerada inconstitucional, o poder não fica sobre a soberania de um só governante e sim de várias esferas políticas e os manifestos nãogovernamentais perdem força por isso, já que quem governa não é eleito pelo povo, não há um compromisso com o bem comum da sociedade.
O presidencialismo por sua vez, tem asoberania de um governante, por tempo determinado, que escolhe os ministros e tem o compromisso com a sociedade já que quem elegeu o Chefe de Estado ou Presidente, foi o povo. Nesteregime, a política tem como obrigação prestar contas e ter responsabilidade com todos os eleitores.
Por mais defensores que existam, o parlamentarismo hoje somente conseguiriaganhar grande repulsa da sociedade, pois os cidadãos estão acostumados e ainda querem uma democracia onde eles tenham o direito de cobrar o governo sobre diversos temas evontades. Ou seja, o presidencialismo ainda que cheio de defeitos e problemas, deve prevalecer. Ao invés de escolher entre um e outro, o correto a se fazer é melhorar o regime atual.
tracking img