Memorial descritivo - pibid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
SUBPROJETO “ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”
ESCOLA ESTADUAL DE E. F. GENERAL EDSON FIGUEIREDO
COORDENADOR: ROSALVO L. SAWITZKI e JOÃO FRANCISCO MAGNO RIBAS
SUPERVISORA: ROSANI APARECIDA FROZZA KOSLOSKI





MEMORIAL DESCRITIVO - PIBIDClaube Camile Soares Lima

SANTA MARIA, DEZEMBRO DE 2012.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO
1.1-JUSTIFICATIVA
2- DESENVOVIMENTO
2.1- Apresentações grupo do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência)
2.2- Dados referentes á escola
3- RELATÓRIO DA INSERÇÃO NA ESCOLA E SESSÕES DE OBSERVAÇÃO
4- REUNIÕES DO GRUPO PIBID
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
6-REFERÊNCIAS
7- ANEXOS




1- INTRODUÇÃO

Este memorial tem por objetivo descrever as atividades dos bolsistas PIBID - Anos Iniciais na perspectiva Interdisciplinar, no qual teve inicio em agosto 2012 tendo como base metodológica a participação ativa dos sujeitos (trabalho coletivo) com vistas á construção das atividades segundo a perspectiva da pesquisa-ação (DAVID, 1997; THIOLLET, 1985). Dandocontinuidade no ano de 2012, pelo coordenador João Francisco M. Ribas e colaborador Rosalvo Luis Sawitski, pelo grupo de acadêmicas de Educação física Patrícia Mundt, Marissani Farias, Fernanda Caetano, Franciane Moura, Caroline Fagundes e Prof.ª Francisca Hudson como supervisora do grupo responsável pelo projeto na escola Santa Marta. No curso de Ed. Física Janaine Welter, Ronise Dornelles e docurso de Pedagogia Claube Camile, Milena Forgiarini, Taís Forgiarini e Rosane A.F. Kozloski que é supervisora do grupo e coordenadora da Escola General Edson Figueiredo, localizada na cidade de Santa Maria, RS. Atualmente a escola possui 720 alunos, destes 427 pertencem aos anos iniciais. O corpo docente da escola é composto por 48 professores efetivos, bem como integrantes de vários projetos quedesenvolvem atividades ligadas à docência na instituição.
Diante do contexto em que estamos vivendo, de uma sociedade globalizada, em que mudanças são exigidas em todos os âmbitos, na busca da qualidade de vida das pessoas, do convívio com a diversidade, com as diferenças, senti-me desafiada como futura pedagoga a contribuir através da oportunidade de qualificar a formação e participação que oprojeto PIBID está me proporcionando.
O tema deste estudo é metodologia interdisciplinar de ensino. O objetivo dos métodos de ensino é o de servir de suporte ao professor para o crescimento da aula e para melhor entendimento por parte dos alunos do assunto a ser discutido.
Entender os aspectos que envolvem a escola e a observação da docência dos anos iniciais do ensino fundamental é condição paracompreendermos o próprio desenvolvimento humano em seus aspectos históricos e culturais, ao pensar nesse projeto como complemento na nossa formação acadêmica é preciso ter claro que não se trata apenas de vivenciar a prática para entender a teoria, mas sim, saber articular a teoria com a prática (práxis). Em certos momentos, a teoria explica a prática e em outras a prática explicar a teoria, poiselas andam juntas nesse nosso trabalho, é uma reciprocidade vital, cuja mesma, preocupa-se com suas relações sociais e sua dinâmica intra e extraescolar.
Assumir uma práxis estando atento ás necessidades da sociedade que os problemas sociais põem em evidência é significativo para que o professor transformador pense o seu papel de mestre e sua importância, na medida em que tem, em suas mãos, asgerações futuras que, com o resultado de hoje, poderão manter ou romper com as práticas sociais injustas.
É através de uma concepção dialética da história, na qual teoria e práxis humana façam surgir novas possibilidades, onde a escola possa voltar o olhar e se transformar em um ambiente rebelde de denúncias e de construção de alternativas ao modelo reprodutor.
Freire 2003 salienta a importância...
tracking img