Pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagrama do Pareto

O que é?

È uma ferramenta que se utiliza para priorizar os problemas e as causas que são geradas. O nome de Pareto foi dado pelo Dr Juran em honra do economista italiano Vilfredo Pareto.
O Dr Juran aplicou este conceito a uma qualidade, sendo obtidos como conhecemos hoje a regra 80/20.
O princípio 80/20 afirma que existe um forte desequilíbrio entre causa e efeito,entre esforços e resultados entre ações e objetivos alcançados. O princípio afirma de uma maneira genérica, que 80% dos resultados que obtemos são relacionados com 20% dos nossos esforços.
Em outras palavras uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados, em contra partida, uma minoria de ações leva a menor parte dos resultados. A seguir alguns fatos que ilustram o principio 80/20.
• 80%do total de vendas está relacionado com 20% de produtos;
• 80% dos lucros de uma empresa está relacionada com 20% dos produtos;
• 80% dos lucrosestão relacionados com 20% dos clientes;
• 80% dos usuários de computadores usam apenas 20% dos recursos disponíveis;
• Pareto descobriu, em uma pesquisa do século XIX, que 80% da renda, na Inglaterra, ia para 20% da população;
•80% dos resultados de uma empresa são obtidos por 20% dos funcionários.


Obviamente que a relação entre causas e efeitos não é exatamente 80/20, mas algo próximo desta proporção. A relação 80/20 é apenas um referencial. O que mais que surpreendeu na pesquisa de Vilfredo Pareto, é que o desequilíbrio representado pelo princípio 80/20 e pode ser observado em diversas outras relações causas/efeito do dia a dia.
Uma vez aceitando como verdadeiro o princípio 80/20, como podemos usá-lo na nossa empresa, em nossa carreira ou na nossa vida pessoal? Podemos resumir esta resposta na seguinte frase. “Identificar os 20% de esforços /ações que são responsáveis pela geração de 80% dos resultados e nos concentrarmos nele procurando melhorá-los e aperfeiçoá-los cada dia mais”.
Um exemplomuito interessante de aplicação do princípio 80/20 vem da IBM, empresa americana da área de computação. A IBM descobriu em 1963, que 80% dos recursos de um computador são gastos executando 20% das instruções do Sistema Operacional. O que a IBM fez? A IBM concentrou sua equipe de programadores na melhoria e aperfeiçoamento das instruções mais utilizadas, com o objetivo de torná-las mais rápidas eeficientes. Com isso o Sistema melhorou consideravelmente.
Uma empresa pde concentrar esforços nos 20% dos clientes que são responsáveis por 80% das vendas ou lucros. Pode alocar recursos para pesquisa e desenvolvimento dos 20% de produtos que são responsáveis por 80% das vendas ou lucros. Pode investir mais em treinamento e desenvolvimento dos 20% dos funcionários que são responsáveis por 80%dos resultados.


Curva ABC



A curva ABC, também conhecida como análise de pareto, ou regra de 80/20. A curva ABC recebeu esse nome em decorrência da metodologia usada. É um método de classificação de informações a fim de separar os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menos numero. E o que representa A,B,C?

• Classe A: Principais itens em estoque eou de alta prioridade. 20% dos itens correspondentes a 80% do valor.
• Classe B: itens que ainda são considerados economicamente preciosos. 30% dos itens correspondentes a 15% do valor.
• Classe C: 50% dos itens que correspondem a 5% do valor.




Gráfico da curva ABC:
 [pic]


Dessa forma, a ferramenta é uma classificação estatística de materiais, baseada no princípio dePareto, em que se considera a importância dos materiais baseados nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.
No que diz respeito à análise de clientes, a curva ABC serve para analisar a...
tracking img