Pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução 4
2. Vilfredo Pareto Biografia 5
3. Estudos de Pareto 6
3.1 *Eficiência de Pareto: 6
3.2 Princípio de Pareto: 6
3.2.1 Diagrama de Pareto 7
3.3 Teoria das Elites: 9
3.4 Microeconomia: 10
4. Conclusão 12
5. Bibliográfia: 13

Introdução

Esse trabalho descreve um breve relato da vida Vilfredo Pareto e suas ideias notáveis, e a curva de Pareto tambémconhecida como curva de ABC, mostrando também exemplo desse gráfico e sua utilização.

Vilfredo Pareto Biografia

Economista e sociólogo italiano de origem francesa nascido em Paris, considerado um dos ideólogos do movimento fascista, elaborou a teoria de interação entre massa e elite e aplicou a matemática à análise econômica, mais conhecida por sua dedicação à matemática voltada para aeconomia e a sociologia. Educado na Itália, estudou matemática e literatura e graduou-se em física e matemática (1867) e em engenharia (1870) no Instituto Politécnico de Turim e, como engenheiro, trabalhou para empresas particulares (1870-1892), chegando a tornar-se diretor de uma companhia de estrada de ferro. Em Florença, onde passou a morar, voltou-se para o estudo de política, sociologia, eeconomia. Estudou filosofia, política e escreveu artigos nos quais usou a matemática para análise de problemas econômicos. Começou a lecionar economia política na Universidade de Lausanne, Suíça (1893), substituindo o mestre Léon Walras na cadeira de economia política, mas só iniciou suas pesquisas em economia com 42 anos. Em sua primeira obra, Cours d'économie politique (1896-1897), formulou sua polêmicalei da distribuição de renda e, por meio de complicada fórmula matemática, demonstrou que a distribuição de renda e riqueza na sociedade não é aleatória e segue padrão invariável no curso da evolução histórica em todas as sociedades, a Lei de Pareto. Na obra Manuale d'economia politica (1906), sua obra mais importante, analisou a natureza e os objetos da teoria nas ciências sociais, desenvolveu ateoria geral do equilíbrio econômico e discutiu os três fatores de produção: capital, trabalho e recursos naturais. Abandonou a universidade (1906) e dedicou-se à sociologia, assunto em que publicou Trattato di sociologia generale (1916), obra de sua predileção, na qual investigou a natureza e as bases da ação social e individual, explorando a relação entre o indivíduo e a ação social. Inimigo detodo e qualquer socialismo e defensor da dominação das elites, foi um dos teóricos que produziram a ideologia precursora do fascismo. É possível que sua convicção na superioridade de uma classe de elite tenha contribuído para a elevação do Fascismo na Itália, mas jamais aderiu ao regime. Morreu em Genebra, Suíça, e pra os estudantes de probabilidade, ficou conhecido pela distribuição deprobabilidade que leva o seu nome, conceito de Ótimo de Pareto, que modela a repartição do rendimento.·.
Estudos de Pareto
Eficiência de Pareto:
A “Lei da Eficiência de Pareto” é uma proposição devida ao engenheiro e economista franco-italiano Vilfredo Frederico Damaso Pareto, publicada em 1897, em seu livro “Cours d`Économie Politique, e que passou a ser conhecido como o “ÓTIMO DE PARETO”“. Mas aformulação matemática do equilíbrio Paretiano foi publicada em artigo da Giornale degli Economista, em 1906 e expandido no Anexo do livro Manuale di Economia Política. O CONCEITO DE “ÓTIMO DE PARETO” ocorrerá, quando existe uma situação (A) onde ao se sair dela, para que “um ganhe”, pelo menos “um perde”, necessariamente.
Desta forma, uma situação econômica é ótima no sentido de Pareto se não forpossível melhorar a situação de um agente, sem degradar a situação de qualquer outro agente econômico. Existem três condições que necessitam ser preenchidas para que uma economia possa ser considerada Pareto Eficiente:
Eficiência nas trocas - o que é produzido numa economia é distribuído de forma eficiente pelos agentes económicos, possibilitando que não sejam necessárias mais trocas entre...
tracking img