pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vilfredo Pareto
1848 – 1923

Escola: neoclássica
Principais Obras: Corso di Economia Politica; Manual de Economia Política; Trattato di Sociologia Generale (The Mind and Society).
Vida:nasceu em Paris, descendendo de uma família de nobres italianos. Formou-se em engenharia pela Universidade de Turim, depois do que trabalhou como engenheiro de ferrovias. Aos 41 anos, casou-se com umacondessa russa, que viria a trocá-lo posteriormente por um empregado mais jovem. Herdou uma considerável fortuna de um tio, casando-se novamente com uma mulher de 22 anos. Pareto sucedeu Walras naUniversidade de Lausanne. No final de sua vida recusou uma cadeira no senado durante o governo de Mussolini.
Principais Idéias: Pareto desenvolveu no Curso e no Manual o modelo de equilíbrio geral criadopor Walras. Como este, criou um modelo que representa o funcionamento e a interação de todos os mercados simultaneamente. O modelo gerava a partir dos fundamentos da economia (preferências,tecnologias, recursos) um conjunto de preços de equilíbrio. Pareto investigava se esse equilíbrio tem a propriedade de resultar na maximização do bem estar dos elementos da sociedade.
Pareto contribuiu nodesenvolvimento da teoria neoclássica do valor. Enquanto autores como Walras e Jevons acreditavam na possibilidade de medir utilidade (utilidade cardinal), Pareto mostrou que era possível chegar àsconclusões da teoria sem postular tal mensurabilidade, embora o autor acreditasse na possibilidade de mensuração. Tudo o que precisamos é que as alternativas de escolha do indivíduo sejam ordenadasconforme uma escala de preferências (utilidade ordinal). Desenvolve-se assim as curvas de indiferença da microeconomia. Na teoria neoclássica, o conceito de utilidade deixaria de representar uma medidafisiológica da sensação de prazer e dor para representar simplesmente um ordenamento de preferências que será revelado nos atos de escolha. Esse ordenamento não requer uma fundamentação psicológica para...
tracking img