Parede celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parede celular – Padrões de expansão celular, degradação e defesa vegetal


INTRODUÇÃO:
O principal objetivo deste trabalho é, além de entender que a parede celular contribui para a integridadeestrutural e morfológica da planta, a planta necessita da parede para o seu crescimento e que ela pode se modificar e se expandir acompanhando o crescimento da célula.


PADRÕES DE EXPANSÃO CELULARDurante o aumento da célula vegetal, novos polímeros de parede são continuamente sintetizados e secretados, ao mesmo tempo em que a parede preexistente se expande. A expansão da parede pode seraltamente localizada no caso de crescimento apical ou uniformemente distribuída sobre toda a sua superfície (crescimento difuso). Enquanto o crescimento apical é caracteristico de pêlos de raízes etubos polínicos, a maioria das demais células do corpo da planta exibe crescimento difuso. As fibras, alguns esclereídes e tricomas crescem segundo um padrão que é intermediário entre o crescimento difusoe o apical.
Entretanto, mesmo em células com crescimento difuso, partes distintas da parede podem aumentar em taxas diferentes ou em direções diferentes. Em células corticais do caule, por exemplo,as paredes terminais crescem muito menos do que as paredes laterais. Essa diferença pode ser atribuída a variações estruturais ou enzimáticas em paredes específicas ou variações nos estresses inatospara paredes diferentes. Como conseqüência desse padrão desigual de expansão de parede, as células vegetais podem assumir formas irregulares.

DEGRADAÇÃO DA PAREDE E DEFESA VEGETAL


A paredecelular vegetal não é simplesmente um exoesqueleto inerte e estático. Além de atuar como uma barreira mecânica, a parede serve como uma matriz extracelular que interage com proteínas da superfíciecelular, fornecendo informação quanto à posição e ao desenvolvimento. Ela contém numerosas enzimas e moléculas menores que são biologicamente ativas e que podem modificar as suas propriedades físicas, às...
tracking img