Parede celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A parede celular das plantas verdes (incluindo as plantas vasculares, os musgos e as algas verdes) é formada essencialmente por microfibrilhas de celulose. Na primeira camada, formada quando a célulaainda está a crescer, as microfibrilhas não apresentam uma direcção definida e encontram-se ligadas por ligações hidrogénio, o que torna a estrutura mais flexível. Nas camadas seguintes, asmicrofibrilhas já se apresentam orientadas numa determinada direcção, conferindo maior rigidez à parede celular.

Quando as células se dividem, têm de formar uma nova parede celular. Para isso, forma-se aolongo do eixo de divisão uma camada de microtúbulos, chamada fragmoplasto que ajuda à deposição das microfibrilhas de celulose. Uma diferença importante entre as células das algas verdes e dasrestantes plantas verdes é que, nas primeiras - com exceção das Charophyta - os microtúbulos alinham-se perpendicularmente ao eixo da divisão celular, formando o que se chama de ficoplasto.

Célulasvizinhas comunicam entre si através de poros na parede celular chamados Pontuações, essas pontuações são atravessadas por filamentos citoplamáticos chamados Plasmodesmos, que estabelecem condução entre oprotoplasma dessas células adjascentes. Estas ligações explicam como as infecções ou outras doenças se espalham rapidamente por todos os tecidos das plantas.

Para além destas ligações, existe aindauma camada gelatinosa entre as paredes celulares das células vizinhas que as mantém ligadas. Esta camada, chamada lamela média é formada por fibras de celulose entrelaçadas por moléculas de pectinas ehemiceluloses.

A parede celular das plantas verdes é normalmente permeável aos fluidos, excepto quando impregnada com lenhina ou suberina, nas plantas com crescimento secundário.

As paredescelulares secundárias contêm tipicamente 3 camadas distintas, S1, S2 e S3 (Figura 1), que diferem em espessura, orientação de microfibrilas e composição. A camada exterior (S1) e a interior (S3) possuem...
tracking img