Parecer administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARECER JURÍDICO Nº 10/04/2012
REFERÊNCIA: TRABALHO DE DIREITO ADMINISTRATIVO, ACADÊMICA: *****, PROFESSOR: ******, **** SEMESTRE, TURMA ****

EMENTA: INTERESSE PÚBLICO, ESTADO, FUNÇÃOADMINISTRATIVA DO ESTADO, PERSONALIDADE JURÍDICA,

Senhor,


PARECER

A Administração Pública, pode ser definida :
a)Objetivamente, como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos;b) subjetivamente, como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.
Principal Objetivo
a) O interesse público,seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Pode ser:
A) Direta: é aquela composta por órgãos ligados diretamente ao poder central,federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios e secretarias.
B) Indireta: é aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, que foram criadaspara realizar atividades de Governo de forma descentralizada. São exemplos:
Autarquias: è uma entidade de serviço autônomo, criado por lei específica, com personalidade jurídica de direito público,patrimônio e receitas próprios, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada (conf. art 5º, I, do Decreto-Lei 200/67); ex: INSS, IBAMA, todasUniversidades Públicas, Federais com exceção da UNB.;

Fundação Pública: é uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, criada em virtude de lei autorizativa eregistro em órgão competente, com autonomia administrativa, patrimônio próprio e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes (conf. art 5º, IV, do Decreto-Lei 200/67);
Empresa...
tracking img