Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
aPIRES, Fernando Dias de Ávila, Zoonoses: Hospedeiros e Reservatórios, Caderno de saúde publica, RJ, 5(1): 82-87, Jan/Mar, 1989.

O presente trabalho realizado por Fernando Dias demonstra adificuldade em se chegar a conclusões precisas cientificas durante o sec. XIX, revelando as dificuldades que os cientistas da época superaram para chegarmos aos conhecimentos que nossa sociedade desfrutahoje sobre as zoonoses.
O artigo vem estruturado em: introdução, histórico, conceitos básicos, o homem e os hospedeiros não-humanos e conclusão, a pesquisa se apresenta de forma coerente no tempo,facilitando a leitura e interpretação.
Durante muito tempo se tem discutido a respeito da ligação entre homens e animais, a dúvida era se realmente havia uma linha de parentesco entre essas espéciesdistintas, até então é um raciocínio que gera duvida e questionamentos em todas as épocas, já nos estudos de Chener e Day outro questionamento que faz distinções entre membros da mesma espécie, o que atéentão era em espécies diferentes, passou a acontecer entre os humanos, onde os portugueses impuseram uma distancia entre os nativos e os demais homens, sendo assim a classificação da espécie humanapossuíram algumas linhas de pensamentos, onde as idéias dos pesquisadores entraram em contradição.
O foco do trabalho é abordar a ligação do homem com outras espécies tendo com base o surgimento deenfermidades, hipótese essa que advém desde a antiguidade, como mostra o exemplo do texto que se refere às dez pagas do Egito, trazendo os animais como causadores das doenças, mas a falta de informaçõessobre o assunto, o desconhecimento da ciência, da biologia e da taxonomia dos vetores e reservatórios, foram empecilhos para o desenvolvimento cientifico das zoonoses, aos poucos superando asdificuldades foram acontecendo às descobertas que facilitaram a desmistificação de algumas enfermidades e até mesmo o seu controle.
Em 1768 Jener reconheceu as ligações das enfermidades humanas com as dos...
tracking img