China-polo economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A China se tornou o principal pólo econômico mundial, está fazendo jus ao nome, que significa “centro do mundo”. Sua emergência econômica começou em meados dos anos 70, justamente quando a mesma foiaberta para o capitalismo de mercado, essa abertura fez com que ela tivesse um forte crescimento econômico nos últimos 40 anos. Ela é a civilização mais antiga do mundo, e sofreu várias mudanças nasua estrutura econômica.
O sistema político e econômico chinês difere de todos os outros países, a china tem uma forma única de governar e de organizar-se economicamente. Alguns fatores podem tersido relevantes para o seu forte crescimento, um deles é o hábito de poupar aliada a inexistência de previdência social isso faz com que a poupança seja elevada podendo assim financiar os investimentosdo governo, tendo em vista que, quanto mais o governo gasta, mais o PIB cresce.
As empresas presentes na China, até mesmo as privadas, passam por fortes regulações do governo, o mesmo está presenteem todos os setores da economia, ele controla tudo, os chineses vêem o estado como um membro da família, como guardião da civilização, a cultura chinesa faz com que os 1,3 bilhões de habitantesrespeitem e admirem o estado, claro, com suas exceções.
A vasta mão-de-obra presente na China faz com que a produção se torne mais barata e mais eficiente, os trabalhadores vivem em um mundo competitivo,mesmo ganhando miseres salários eles sabem que precisam sempre dar o melhor de si. É em busca, justamente, dos baixos custos de produção que as empresas estão indo se instalar no território chinês,gerando emprego e desenvolvimento para determinadas áreas.
Alguns países já estão sofrendo com a produção de baixo custo e de larga escala da CHINA, o mundo está sendo inundado por produtos chineses,a competição está se tornando cada vez mais difícil, e o Brasil já sente dificuldades com a competitividade de produtos manufaturados. Um relatório divulgado pela CNI em fevereiro de 2011, explica...
tracking img