Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA












PRÁTICAS DE PARASITOLOGIA


























SÃO LUIS
2013






MARÍLIABORGNETH VELOSO FA09222-33




















PRÁTICAS DE PARASITOLOGIA




Relatório apresentado à disciplina Parasitologia do Cursode Farmácia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção parcial da nota.

















SÃO LUIS
2013
Introdução
Os Dípteras constituem uma das maiores ordens de insetos e seus representantes abundam em indivíduos e espécies em quase todos os lugares. A maioria dos Díptera distingue-se prontamente dos outros insetos alados por terem apenasum par de asas; este corresponde ao par anterior, transformando-se o posterior em pequenas estruturas clavadas denominadas halteres ou balancins, que funcionam como órgãos de equilíbrio. Alguns insetos de outras ordens também têm apenas um par de asas (algumas efeméridas, alguns besouros e outros), mas em nenhum destes o par posterior reduz-se a halteres. É uma das maiores ordens de insetos, comcerca de 100 famílias descritas e aproximadamente 85.000 espécies conhecidas.
A maioria dos Díptera compõe-se de insetos relativamente pequenos e de corpo mole, alguns são muito pequenos e muitos têm grande importância econômica. Os pernilongos, borrachudos, mutucas, moscas dos estábulos e outros são hematófagos e alguns dos saprófagos, como a mosca doméstica e as varejeiras, são vetoresimportantes de doenças; os organismos que causam a malária, a febre amarela, a filariose, o dengue, a doença do sono, a febre tifóide, a desinteria e outras moléstias são transportados e disseminados por dípteros.
Alguns, como a mosca das frutas, são pragas de plantas cultivadas. Por outro lado, muitos dípteros são úteis como saprófagos, outros são importantes predadores ou parasitos de diversos insetosnocivos, outros auxiliam na polinização de plantas úteis e outros são inimigos de plantas daninhas.
Constituem esta ordem os piolhos sugadores de sangue dos mamíferos. Os Anopluros, como os Malofagos, são insetos pequenos, apteros, tendo no máximo 6 mm. de comprimento, de corpo mais ou menos deprimido e pernas tipicamente escansoriais. Todavia, enquanto que os Malofagos possuem um aparelho bucalmastigador, com mandíbulas trituradoras, mais ou menos robustas, assestadas na parte inferior da cabeça, os Anopluros têm um aparelho bucal de tipo sugador especial, sem mandíbulas, sempre situado na parte anterior da cabeça, que aí se apresenta mais ou menos proeminente.
O tegumento nestes insetos é relativamente espesso, daí a dificuldade em se os dissecar ou cortar.
Siphonaptera
A ordemSiphonaptera (siphon = tubo; aptera = sem asas) compreende insetos hematófagos de ambos os sexos, vulgarmente conhecidos como pulgas e bichos-de-pé. Esses insetos são encontrados em todo o mundo, com aproximadamente 3.000 espécies conhecidas. São holometabólicos, ápteros e apresentam corpo achatado latero-ventralmente. As fêmeas são ovíparas.
As pulgas na fase adulta são ectoparasitos de aves eprincipalmente de mamíferos, apresentando aparelho bucal do tipo picador-sugador (hematófagos) enquanto, na fase larvária, apresentam vida livre e aparelho bucal do tipo mastigador. Algumas espécies apresentam especificidades de hospedeiro.

Hemíptera
Os insetos das ordens Hemiptera e Homoptera caracterizam-se essencialmente pela conformação do aparelho bucal, que é representado por um rostro(haustellum), constituído por um lábio segmentado, no qual se alojam as demais peças bucais.
Os antigos autores reuniam tais insetos numa só ordem - Hemiptera ou Rhynchota - dividindo-a em duas subordens: Heteroptera e Homoptera.
Pertencem à ordem Hemiptera todos os insetos vulgarmente chamados percevejos, da antiga subordem Heteroptera, portadores de um rostrum reclinado sobre o sternum,...
tracking img