Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Trypanosoma Cruzi é o protozoário flagelado agente da Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase americana. É uma doença de evolução crônica, debilitante, que determina nohomem quadros clínicos com características e consequências muito variadas. Com este trabalho será possível obter o conhecimento sobre a doença e a etiologia do protozoário Trypanossoma cruzi.Trypanosoma cruzi:
Protozoário flagelado da família Trypanosomatidae, caracterizado pela presença de um flagelo e uma única mitocôndria. No sangue dos vertebrados, apresenta-se em forma detripomastigota e nos tecidos, como amastigota. Agente etiológico da Doença de chagas.



Doença de Chagas:

O Trypanosoma cruzi causa, no homem, uma parasitose chamada Doença de Chagas. Trata-se de umainfecção transmissível em que o parasita circula no sangue periférico e tecidos. Provocando lesões teciduais graves, principalmente no coração e em órgãos do aparelho digestivo.
 

Modo de Transmissão:A forma vetorial ocorre pela passagem do protozoário das excretas dos triatomíneos, mais conhecido no Brasil como barbeiro ou chupança, através da pele lesada ou de mucosas do ser humano, duranteou logo apos o repasto sanguíneo.
A transmissão oral ocorre a partir da ingestão de alimentos contaminados com T. cruzi..
A transmissão transfusional ocorre por meio de hemoderivados ou transplantede órgãos ou tecidos provenientes de doadores contaminados com o T. cruzi.
A transmissão vertical ocorre em função da passagem do T. cruzi de mulheres infectadas para seus bebes, durante a gestaçãoou o parto.
A transmissão acidental ocorre a partir do contato de material contaminado (sangue de doentes, excretas de triatomíneos) com a pele lesada ou com mucosas, geralmente durante manipulação emlaboratório sem equipamento de biossegurança.
 



Fase Aguda:

Caracterizada por miocardite difusa, com vários graus de severidade, às vezes só identificada por eletrocardiograma. Pode...
tracking img