Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSE INSECTA
 
Também conhecida por Hexapoda. São insetos metazoários de simetria bilateral cujo corpo é dividido em três metâmeros (regiões) distintos: a cabeça, o tórax e o abdome. Possuem três pares de patas, podem ou não apresentar asas membranosas. O corpo é formado pela justaposição de vários escleritos, formando anéis ou metâmeros: tergitos, esternitos e pleuritos. A cabeça, que estáunida ao tórax pelo pescoço, tem considerável variação de forma, bem como um par de antenas. No tórax encontram-se três pares de patas, podendo existir ainda um ou dois pares de asas, enquanto que no abdómen encontra-se a maior parte dos órgãos internos.
Respiração-Traqueal
Desenvolvimento - Direto nas ordens primitivas (Thysanura e Collembola), com metamorfose nas outras ordens
Metamorfose completa= ovo - larva - ninfa - pupa - adulto
Os insetos são o grupo mais abundante e diversificado de todos os artrópodes, existindo cerca de 900.000 espécies descritas.
O seu tamanho varia entre 1 mm e 20 cm de comprimento, tendo a maioria menos de 2,5 cm . Estes artrópodes encontram-se em praticamente todos os habitat.

Siphonaptera
As pulgas são ectoparasitos hematófagos na fase adulta, com as larvasvivendo livremente no solo, ninhos, tocas ou trilhas dos hospedeiros.
Apresentam acentuada importância parasitológica como agentes
infestantes responsáveis por ações irritativas, espoliadoras e inflamatórias
nos hospedeiros, ou como vetores biológicos de viroses, riquetsioses e doenças bacterianas, entre estas, a peste bubônica. Podem, também, atuar como hospedeiros intermediários paracomplementação do ciclo biológico de certos protozoários e vermes. O ciclo biológico, de ovo a adulto, ocorre em aproximadamente 25-30 dias, dependendo das condições de
temperatura e umidade.
Seus hospedeiros são mamíferos (94%) e aves (6%), afetam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros sendo os roedores os hospedeiros preferenciais (74%) entre 12 ordens de mamíferoshabitualmente parasitadas. . Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasitas sangüíneos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.
A maioria das espécies vive sobre a pele e pelagem dos respectivos hospedeiros; em outras, as fêmeas penetram e vivem sob a pele dos hospedeiros, lá permanecendo até à última ovipostura. Entre as oito famílias desifonápteros assinaladas no Brasil, Rhopalopsyllidae é a principal, pelo maior número de espécies, origem neotropical e endemismo de alguns gêneros. Nela, destaca-se o gênero Polygenis, mantenedor de peste silvestre entre roedores do Novo Mundo. Até o presente, menos de 250 espécies de mamíferos e de aves foram relacionadas como hospedeiras para pulgas.

Ordem Phthiraptera : os piolhos

1.Introdução

Os piolhos são insetos ápteros, ectoparasitos permanentes e altamente especializados. Podem ser mastigadores ou sugadores. Têm distribuição mundial. Já foram descritas aproximadamente 3500 espécies, sendo que destas 30 têm importância econômica. Os piolhos mastigadores parasitam aves e mamíferos, enquanto os hematófagos parasitam exclusivamente mamíferos.

São ectoparasitos permanentes. Ociclo completo de ovo a adulto é de 20 a 25 dias., passando por três instares ninfas (Figura 16) . A infestação ocorre por contato direto entre os hospedeiros. Parasitam aves e mamíferos. O comportamento alimentar varia conforme a espécie, incluindo descamações de tecido epitelial, partes de penas, secreções sebáceas e sangue. Têm maior atividade a noite.  A postura varia de 50 a 100 ovos. Alongevidade é de duas a quatro semanas.
Morfologia geral: pequenos; ápteros; corpo achatado dorso-ventralmente; pernas robustas e garras; tórax com três segmentos; abdome com sete a nove segmentos; coloração variando de amarelo esbranquiçado a castanho; o aparelho bucal pode ser dois tipos: mastigador e sugador.

2. Classificação

Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Phthiraptera
Subordem Amblycera –...
tracking img