Educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Estágio Supervisionado curricular obrigatório no curso de Pedagogia da Faculdade União das Américas desenvolve aprendizagens profissional, científica, social, cultural, no âmbito dos espaços de docência, e gestão.
Desta forma o Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos nos centros de Educação Infantil, através de monitoria,observação, regência e conhecimento do funcionamento dos centros na parte administrativa e pedagógica.
Segundo o regulamento curricular obrigatório do curso de pedagogia da faculdade União das Américas. REGULAMENTO (2010, Art. 25 p.1) Apresenta: “Propiciar ao aluno condições de refletir criticamente sobre os conteúdos teóricos do curso, analisando a relação teoria- pratica”.
Durante aconstrução dos conhecimentos na academia tanto o professor quanto o aluno, buscam conhecimentos significativos para os acadêmicos serem atuantes na sua profissão. Desta forma o Estágio Supervisionado busca articular os conhecimentos na academia com as praticas pedagógicas. Já para Bianchi, Alvarenga:

O Estágio Curricular Supervisionado é, durante os estudos, a disciplina que conduz á descoberta de meiosimportantes para o preparo do trabalho a ser executado em qualquer profissão. Quem pratica com fidelidade e presteza passa a projetar e vivenciar experiências novas que, bem planejadas e seguras, trarão com conseqüências para o estágio com desempenho satisfatório na instituição que o acolheu.

Desta forma é fundamental que os estagiários façam um bom planejamento para realizar seu Estágio. Pois oplanejamento orienta as ações que são desenvolvidas no campo de Estágio. De acordo com Libâneo (1994, p. 222): “O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.
O processo de observação no Estágio Supervisionado é a coleta de informações importantes para que o acadêmico elabore seuprojeto de intervenção pedagógico, seguido da regência em sala de aula. Durante o Estágio Supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso. Pimenta e Lima (2004. apud Perini, 2006, p-39).

O projeto de pesquisa pode gerar produção de conhecimento sobre o real, responder ás demandas da escola, assim, elaborar propostas de intervenção entreescola e universidade, viabilizando relacionar teoria e prática e o do conhecimento da realidade escolar.

As atividades pedagógicas devem ser desenvolvidas de forma coerente para isso é fundamental a supervisão do professor orientador.
Durante o Estágio Supervisionado foram aplicadas atividades no contexto lúdico relacionadas com o tema os ‘Órgãos dos Sentidos’. Os alunos interagiram durante todasas atividades, por meio da ação do brincar, que é uma das atividades mais importantes da educação infantil e fundamental na vida humana, pois proporciona alegria, liberdade e contentamento. A educação infantil, necessariamente, ao produzir espaço de ensino-aprendizagem deve sempre estar preocupada em reproduzir momentos de prazer, de lazer, de construção do lúdico. Brincar é preciso, para melhoreducar.
A criança dispõe apenas de sua atividade motora, do ato, para agir sobre o mundo, sem ter consciência da ação e dos processos nela envolvidos. Gradativamente, através da interação com indivíduos mais experientes, ela vai desenvolvendo uma capacidade simbólica e reunindo-a a sua atividade prática, tornando-se mais consciente de sua própria experiência.
As brincadeiras são estimulo aodesenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, são uma forma de auto-expressão. Permitem à exploração de potencial criativo de uma seqüência de ações livres e naturais em que imaginação se apresenta como atração principal, o que significa dizer por meio do brinquedo, a criança reinventa o mundo e liberam as suas fantasias. Deve-se compreender o papel da brincadeira no desenvolvimento...
tracking img