Parasitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parasitas: São organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido porparasitismo. Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres consideradas, em última análise, parasitas.
O efeito de um parasita no hospedeiro pode ser mínimo,sem lhe afetar as funções vitais, como é o caso dos piolhos, até poder causar a sua morte, como é o caso de muitos vírus e bactérias patogênicas. Neste caso extremo, o parasita normalmente morre com oseu hospedeiro, mas em muitos casos, o parasita pode ter-se reproduzido e disseminado os seus descendentes , que podem ter infestado outros hospedeiros, perpetuando assim a espécie.
Algumas espéciessão parasitas apenas durante uma fase do seu ciclo de vida: o cuco, por exemplo, é parasita de outra ave apenas na fase de ovo e juvenil, enquanto que os adultos têm vida independente.

Classificação:Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam;
➢ Ectoparasitas: atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro;
➢ Endoparasitas: vivem no interior docorpo;
➢ Hemoparasita: parasita que vive na corrente sanguínea.

Outra forma de classificar os parasitas depende dos hospedeiros e da relação entre parasita e hospedeiro:
➢ Parasitaobrigatória: só vivem se tiverem hospedeiro, como os vírus;
➢ Parasitas facultativos: não dependem do hospedeiro para sobreviver, e sim optam por parasitá-lo.

Parasitismo:

O parasitismo é umfenômeno pelo qual uma planta ou animal sobrevive retirando nutrientes de outro ser. Estabelece-se nesta relação uma forte dependência, onde um lado é beneficiado (parasita) e o outro prejudicado(hospedeiro). Muitas vezes, o animal ou planta que sofre a ação do parasita, pode chegar a morte.
Podemos citar como exemplo deste fenômeno, o piolho, que vive como parasita no couro cabeludo de...
tracking img