Parasitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é 
O parasitismo é um fenômeno pelo qual uma planta ou animal sobrevive retirando nutrientes de outro ser. Estabelece-se nesta relação uma forte dependência, onde um lado é beneficiado (parasita) e o outro prejudicado (hospedeiro). Muitas vezes, o animal ou planta que sofre a ação do parasita, pode chegar a morte.

Características da lombriga

O nematelminto cujo nomecientífico é Ascaris Lumbricoides causa uma doença chamada Ascaridíase. Este verme atinge de 15 a 40 centímetros de comprimento, de cor rósea ou branca, sendo o macho um pouco menor do que a fêmea e apresentando a extremidade posterior do corpo recurvada.
Os vermes adultos vivem no intestino delgado, por vezes em tão grande quantidade, que chegam a provocar obstução intestinal. Os sintomas mais comunssão náuseas, cólicas e irritação nervosa.
O homem adquire o parasita por meio da ingestão de água e alimento contaminados com ovos, principalmente verduras mal lavadas. O saneamento básico é a principal medida preventiva.
Características Gerais:
É um verme parasita pois vive no instestino delgado humano aproveitando parte dos alimentos já em condições de serem assimilados.
Provocaperturbações, tais como cólicas e distúrbios nervosos.
Em casos graves, quando são muitos os vermes, pode até ocorrer paritonite, o que levaria a pessoa a uma situação muito delicada de saúde.
O nome científico da lombriga é Ascaris lumbricoides, daí o nome Ascaridíase dado à verminose causada por este verme."

Como se pega?

A infecção ocorre em todo o mundo, sendo é mais comum em regiões tropicais esubtropicais onde há condições ruins de higiene e saneamento. Crianças são mais afetadas pela verminose por lombriga do que adultos. Os ovos da lombriga são encontrados nas fezes humanas. Depois que as fezes contaminam o solo os ovos ficam infecciosos após algumas semanas. A infecção ocorre quando a pessoa ingere acidentalmente os ovos infecciosos da lombriga. Uma vez nos intestinos, as lombrigasimaturas saem dos ovos. A larva da lombriga então migra para os pulmões, e de lá para a garganta onde são engolidas. Depois de engolida, a lombriga alcança novamente os intestinos, onde se desenvolve em verme adulto. A lombriga fêmea pode botar ovos, que são então passados às fezes. Esse ciclo dura entre 2 e 3 meses. Porcos têm outra espécie de lombriga, que ocasionalmente também pode infectarhumanos ao ingerir os ovos do verme no solo ou estrume.
As pessoas podem ser infectadas por lombriga depois de tocar na boca a mão que entrou em contato com ovos no solo ou outra superfície contaminada. Também pode-se pegar lombriga ao ingerir alimentos manuseados por mãos infectadas com os ovos da lombriga ou contaminados com solo.

Sinais e Sintomas

A maioria das pessoas não apresentamsintomas perceptíveis, porém a verminose por lombriga pode causar retardamento no crescimento e no ganho de peso. Se a pessoa estiver muito infectada pode ter dor abdominal. Algumas vezes, quando a lombriga imatura migra através dos pulmões, a pessoa pode tossir e ter dificuldade de respirar. Caso a pessoa tenha infecção forte, os intestinos podem ser bloqueados.


Prevenção
a) Não deixar as fezescom os ovos das lombrigas contaminarem a terra. Evacuar sempre no sanitário, ligado à fossa ou à rede de esgoto;

b) Lavar as mãos antes das refeições e na preparação dos alimentos (elas podem estar sujas de terra);

c) Manter as unhas aparadas (pode haver terra com ovos debaixo das unhas);

d) Lavar os alimentos vindos da terra;

e) Não adubar hortas com fezes humanas;

f) Tratar osdoentes, para que não contaminem a terra.



Características e ciclo da taenia solium

Este platelminto apresenta dupla coroa de ganchos, e isso difere dos outros membros do gênero Taenia. Mas está bem explicado neste trecho do Wikipédia:
"A Taenia solium adulta vive no intestino delgado do homem e tem como uma das características distintivas da Taenia saginata, a presença de uma dupla...
tracking img