Parasitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

GRUPO: GTA-6
Catiucia Oliveira
Franciele Soares
Ilma dos Santos Silva
Janice Carla Costa da Silva
Simone

PARASITOLOGIA HUMANA.
PROFESSOR: Huberth Alexandre da Rocha
TEMA:
Toxocara cati e canis.
Necator e Ancylostomas.

Uberlândia - MG
2012
INTRODUÇÃO
A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seushospedeiros e relações entre eles. Englobam os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematódeo, anelídeos, Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), do reino Animal. Os protozoários são unicelulares, enquanto os nematódeos, anelídeos, platelmintos e artrópodes são organismos multicelulares.
Esta ciência tem como objetivos principais:
- Tratar dos sintomas provocados porparasitas;
- Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
- Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
- Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.
Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidadedos parasitas.
Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte.
Neste estudo vamos abordar sobre alguns desses parasitas, expondo as principais informações sobre cada um.

1- Toxocara cati e canis.
Os toxocara são vermes fusiformes de secção redonda do grupo dos nematódeos. No cãoou gato são parasitas intestinais (como as lombrigas no homem). Contudo se infectarem o ser humano têm outro tipo de manifestações, com enquistação (formação de quisto) nos tecidos de modo a infectar o predador.

Ovos de Toxocara canis Exemplares adultos de Toxocara canis

Ovos de Toxocara cati Exemplar adulto de Toxocara cati1.1-TOXOCARÍASE.
1.1.1-DEFINIÇÃO.
A Toxocaríase humana é uma doença parasitaria que ocorre por ingestão acidental de ovos embrionados de Toxocara canis ou cati, oriundos de solo contaminado 2 a 5 semanas antes por fezes de cão ou gato. Também é conhecida por Síndrome da Larva Migrante Visceral.
1.1.2-FORMAS DE CONTÁGIO.
Os ovos saem para a terra nas fezes dos cães ougatos. A infecção é por ingestão de terra, alimentos ou água contaminados.
1.1.3-SINTOMAS.
Após ingestão dos ovos, as larvas eclodem no intestino e penetram a mucosa intestinal. Migram então pelo sangue para vários órgãos, como fígado, pulmões, cérebro, olhos ou músculos, provocando pelo caminho hemorragias e reações imunitárias destrutivas.
As infecções são geralmente assintomáticas. Ossintomas dependem dos tecidos onde as larvas se estabeleceram. São comuns as febres intermitentes, perda de peso, diarreias, anemia, hepatomegalia (inchaço do fígado), tosse, falta de ar, problemas neurológicos e de visão. As larvas vivem alguns anos, após isso se degeneram e são absorvidas pelos tecidos.
1.1.4-DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
Pode ser feito através de exames laboratoriais como o ELISATEST, pela biópsia hepática, que pode demonstrar a presença da larva toxocara canis e em exames de imagem que detectam nodulações no fígado, devido à presença do parasita.
O tratamento é feito pela administração de medicamentos antiparasitários como ALBENDAZOL ou MEBENDAZOL.
1.1.5-PREVENÇÃO.
Controlar as infecções dos gatos e cães, não deixar o cão ou gato defecar em locais onde podem brincarcrianças, limpar regularmente a caixa de areia do gato, lavar sempre as mãos antes de comer.
2- Necator e Ancylostoma.
Os gêneros Necator e Ancylostoma são formados de vermes com várias espécies parasitas de animais mamíferos, inclusive o homem; entre elas destacam-se: Necator americano e Ancylostoma duodenale, parasitas do intestino delgado do homem; Ancylostoma caninum, parasita do cão e...
tracking img