Occupy wall street

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Occupy Wall Street

Introdução Occupy Wall Street é um movimento que começou em 17 de setembro de 2011, na Liberty Square no distrito financeiro de Manhattan, e se espalhou para mais de 100 cidades nos Estados Unidos e ações em mais de 1.500 cidades no mundo todo. Occupy wall street está lutando contra o poder corrosivo de grandes bancos e corporações multinacionais sobre o processodemocrático, bem como o papel de Wall Street na criação de um colapso econômico que causou a maior recessão em gerações. O movimento é inspirado por revoltas populares no Egito e na Tunísia, e tem como objetivo lutar contra 1% das pessoas ricas que estão escrevendo as regras de uma economia global.

Como o movimento é muito recente, sua breve expansão se deve as redes sociais na internet, a qual o movimentose iniciou e se propagou em questão de minutos ao redor do mundo. A OWS teve apoio de vários grupos, dentre eles o Adbusters – Organização sem fins lucrativos, anticonsumista. Da comunidade virtual Anonymous e também da US Rage of Day.

Começo

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou o perfil do movimento iniciado por algumas centenas de jovens, em sua maioria brancos, deuniversidades privadas, no dia 17 de setembro. Mudou não só em números, mas também em diversidade, gerando o que muitos líderes sindicais e comunitários estão chamando de um novo movimento social por justiça econômica. Algumas fontes policiais estimaram em mais de 10 mil os participantes da marcha e os organizadores calcularam o dobro. Na noite de quarta, ao terminar a manifestação, foram reportadasalgumas detenções quando um grupo de manifestantes tentou ingressar em Wall Street. Em 17 de setembro, um grupo relativamente pequeno de pessoas frustradas com a crise financeira nos EUA e com a resposta que o governo do país deu a ela, acampou no Parque Zuccotti, na cidade de Nova York – próximo ao local onde estavam as Torres Gêmeas e próximas a Wall Street.

Uma semana depois, osnova-iorquinos começaram a acampar, 80 manifestantes foram presos e ao menos quatro foram atingidos por sprays de pimenta da polícia, quando marchavam pelo distrito financeiro de Nova York.

Depois de duas semanas, milhares de manifestantes se dirigiram à Ponte do Brooklyn e 700 foram presos, enquanto marchavam diretamente pelo famoso vão que dá nos bairros nova-iorquinos de Manhattan e do Brooklyn. Desenvolvimento

O movimento que mobilizou cerca de 10 mil pessoas em todo mundo, teve sua principal ocupação em Nova Iorque, na famosa Wall Street. Os manifestantes queriam manter uma ocupação constante lá. Mobilizavam-se em Assembleias Gerais, as quais todos tinham voz e podiam falar, dar suas ideias e tomar as decisões – tudo coletivamente. Vale ressaltar que a OWS não tem liderança, inclusive édescrito como um movimento de resistência sem liderança. O movimento cresceu mais a cada dia que passava, ganhando apoio de artistas e intelectuais. Occupy Wall Street mobilizou várias cidades nos EUA e ao redor do mundo. Entre elas estão: Boston, Chicago, Los Angeles e no Brasil, São Paulo(conhecido como OccupySampa). Tiveram vários enfrentamentos com a polícia, porém o movimento não eraviolento – O que é uma característica desses novos movimentos, não ser violento e não infringir leis, para que não sejam marginalizados. Apesar de todos os confrontos, alguns muito violentos, um dos lideres da OWS convidou a policia para entrarem no movimento, já que a ideia é combater o 1% dos ricos que comandam mais de 50% da riqueza do país norte americano. Mas depois de dois meses inteiro na praça,todos os manifestantes foram retirados.

DECLARAÇÃO DA OCUPAÇÃO DA CIDADE DE NOVA YORK
Ao nos reunirmos em solidariedade para expressar um sentimento de injustiça massiva, não devemos perder de vista aquilo que nos reuniu. Escrevemos para que todas as pessoas que se sentem atingidas pelas forças corporativas do mundo saibam que somos suas aliadas. Unidos como povo, reconhecemos a realidade:...
tracking img