Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA

Aline Oliveira do Carmo
Dayane Souza Alves
Domiana Vieira dos Santos
Viviane Blaser Silvestre Pinotti

Uliana bolsanelo

as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCACÃO INFANTIL NO BRASIL

Colatina
2012

Aline Oliveira do Carmo
Dayane Souza Alves
Domiana Vieira dos SantosViviane Blaser Silvestre Pinotti

ULIANA BOLSANELO

as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCACÃO INFANTIL NO BRASIL

Trabalho apresentado às disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 Anos;  Organização e Didática na Educação Infantil;  Ensino e Alfabetização I;  Ensino da Linguagem Oral e Escrita;  Ludicidade e Educação da Universidade Nortedo Paraná – UNOPAR, ministradas pelas professoras Rosely Montagnini; Sandra Regina dos Reis Rampazzo; Raquel Rodrigues Franco; Alexandre Villas Boas da Silva; Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

Colatina
2012

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………... 4

2. DESENVOLVIMENTO………………………………………………….. 5

3. CONSIDERACOES FINAIS……………………………………………10

4. REFERENCIASBIBLIOGRAFICAS…………………….……………12

5. ANEXOS…………………………………………………………………13

INTRODUÇÃO
Em nosso trabalho será exposto à importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na educação infantil do Brasil. Esse documento mostra como deve ser a organização de propostas pedagógicas dentro de uma Instituição de educação infantil. Alguns princípios dessas Diretrizes devem ser seguidos,pois são importantes para orientar as unidades de Educação Infantil a planejar seu cotidiano. O documento traz alguns direitos que as crianças adquiriram após a Constituição de 1988, onde passaram a ser asseguradas por essa lei.
Através de uma entrevista feita pelo grupo no CEI “Anjo da Guarda”, com base nas Diretrizes foram detectadas algumas dificuldades encontradas pela escola, para atingir aspropostas feitas por essa documentação.
Por ser uma escola construída há quase 30 anos, foge da realidade de espaço físico desejado para o aspecto de educação infantil de hoje em dia. Dificuldades do dia a dia são reconhecidas por todos, falhas tem, o que prejudica no processo de aprendizado dos alunos da escola.
Esse norteamento que o documento faz acerca da educação infantil é de extremaimportância. Pois, desde que à educação infantil ganhou aspectos mais educacionais do que assistenciais, essa prática educacional ganhou outra cara e muitas novas exigências. Estas estão detalhadas ao longo do documento que se faz necessário para dar aspectos mais sérios ao processo de ensino e aprendizagem. Exigindo assim, mais qualidade do que quantidade dentro da educação infantil. Onde as crechese pré-escolas devem procurar adequar-se para manter a seriedade da sua proposta pedagógica. As crianças de hoje devem ser consideradas seres singulares, ou seja, que possuem suas peculiaridades, e a forma de trabalhar essa diferença, também consta nas Diretrizes como parâmetro crucial para o desenvolvimento cognitivo do aluno.


DESENVOLVIMENTO
A Educação Infantil passou a ser vista comoutros olhos após a Constituição Federal de 1988, que veio provocar os avanços necessários neste nível do ensino.
Como esta etapa da educação está em constantes atualizações, ou seja, o modelo de educação infantil de hoje não segue o mesmo de anos atrás, é significativa às manutenções da Proposta Pedagógica das escolas, perante as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI.
AResolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, fixa essas Diretrizes Curriculares, que tem como objetivo observar a organização de propostas pedagógicas na educação infantil. Alguns princípios da mesma devem ser seguidos, pois de extrema importância para nortear as unidades de Educação Infantil a planejar seu cotidiano, aumentando a qualidade da aprendizagem das crianças.
Esse documento ressalta a...
tracking img