Parasitas em caes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parasitas em cães domésticos

Denominamos por parasitas internos os parasitas que vivem no interior do hospedeiro. Neste grupo incluem-se o quevulgarmente denominamos de lombrigas intestinais e tênias.Os parasitas internos dos cães, além dos danos que causam aos mesmos, constituem uma ameaça realpara a saúde dos humanos, principalmente para as crianças. Cuidados de higiene e o controlo regular com produtos eficazes, seguros e adaptados à espécie emquestão, são indispensáveis para grardar a saúde de toda a família.
Foram colhidas 20 amostras de fezes de cães e 4 amostras do ambiente, na qual foram 2de areia, 1 de pedrinhas e 1 de grama, de um determinado condomínio em SG.Sendo todos os locais freqüentados por tais animais. Utilizamos a técnica deWillis para as fezes e a técnica de sedimentação espontânea nas amostras do ambiente. Na técnica de Willis utilizamos 1 copo de 200ml, 1 copinho de café, 1peneira, gaze, 1 espatula, 1 lamina, 1 laminula e água saturada de açucar, e na técnica de sedimentação espontânea, utilizamos 1 calice de decantação, 1peneira, gaze, água corrente, 1 espatula, 1 lamina e 1 laminula.
Das 20 amostras de fezes analizadas, apenas 4 apresentaram parasitas, sendo 3 comAncilostomideo e 1 com toxocara, e duas das amostras continham ovos,mas os mesmos já estavam degradados. Nas amostras do ambiente, apenas nas de areia foramencontrados Ancilostomideos, já as amostras de grama e pedra, não foram encontrados parasitas. Segundo os proprietários, todos os animais foram vermifugados.
tracking img