Hidatidose ou equinococose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hidatidose ou Equinococose |
  |  
Agente - Causada por larvas do cestódeo Echinococcus granulosus. Transmissão - O homem pode ser contaminado de forma direta, por contato com o cão ou ingestão ocasional de ovos aderidos a seus pêlos, ou de forma indireta, através da ingestão de alimentos ou água contaminada. Este tipo de parasita é bastante freqüente em regiões de criação de ovinos, pois aespécie é ideal para o desenvolvimento da larva. O homem, na realidade, é apenas uma vítima acidental. Os cães contaminam-se ao ingerir as vísceras de carneiros infestados. Estes são infectados ao pastar ou ingerir água com ovos do verme, eliminados através das fezes dos cães. Animais transmissores - Cães (ovos), suínos, bovinos e caprinos (cistos hidáticos). Sintomas no homem - Após a ingestãodos ovos, o parasita tem acesso à circulação portal. Dessa forma ele causa a formação de cistos no fígado, pulmão e outros órgãos. Dependendo da localização, a lesão pode ser mais ou menos grave, com sintomas correspondentes. Às vezes não aparecem sintomas visíveis. No interior do intestino, as larvas formam esferas cheias de líquido, chamado de cisto hidático. O cisto pode atingir 10 cm dediâmetro, variando do tamanho de uma ervilha ao de um melão. Nos cistos encapsulados encontram-se as larvas do verme. A ruptura de um cisto pode causar óbito.

Sintomas no animal - O verme adulto provoca a equinococose no cão, o qual raramente apresenta sintomas da doença. Ocasionalmente o animal tem diarréia. Os ovos são eliminados no meio ambiente através de fezes com vermes. Medidas preventivas e decontrole
- Não permitir que os cães sejam alimentados com vísceras cruas de carneiros.
- Tratar regularmente os cães com anti-helmínticos em áreas de criação de carneiros
- Não permitir o acesso dos cães a locais de abate de ovinos.
- Manter hábitos higiênicos em relação ao cão, principalmente quanto à remoção e destino de suas fezes. |http://www.dalpet.com.br/index.asp?dep=1&cat=10&pg=122
A equinococose, também conhecida como cisto hidático é uma doença bastante grave causada pela ingestão acidental de larvas dos parasitas platelmintes de canídeos, do género Echinoccocus. Há duas formas de equinococose: cística (hidática) e equinococose alveolar. É uma das poucas parasitoses ainda algo frequentes nos países de clima temperado, inclusivamente nos desenvolvidos.
A classeCestoda que abrange endoparasitas diferem em alguns tipos de Tênias, Taenia solium, Taenia saginata, Echinococcus g. , Dibothriocefalus l.
Diferentes casos referentes à ingestão desses parasitas ou cistos causam de fato problemas também diferentes.
A Hidatide é uma larva Echinococcus g. que desenvolve-se na fase adulta e transforma-se em uma Tênia que parasita o intestino de alguns animaiscarnívoros(também o homem). A ingestão de ovos dessas Tênias faz com que os ovos liberem larvas Hidatides, uma vez ocorrido esse fato, as larvas passam a parasitar órgãos como pulmão, cérebro. Essa parasitose causada pelas LARVAS Hidatides é chamada de Hidatidose e é extremamente perigosa, o que diz respeito ao crescimento das mesmas no cérebro que chegam a uma média de 15 cm a 30 cm. O homem e outrosanimais quando parasitados por larvas são Hospedeiros Intermediários.
No entanto, a ingestão de larvas já formadas acarreta no parasita do intestino, isto é, a Tênia procura o intestino do animal levando boa parte da vitamina B12, causando anemia. Esse problema é nomeado de Echinococose e agora esse animal é o Hospedeiro Definitivo. Conclusão:
Ingestão de Ovos = Hidatidose (as larvas saem dosovos) Ingestão de Larvas Hidatides = Echinococose (as larvas crescem no intestino)
Echinococcus
Os equinococos são vermes achatados platelmintes do grupo dos cestoda. Como todos os platelmintes, têm um tubo digestivo incompleto.
O E. granulosus é um parasita intestinal com 6 milímetros dos cães (Canidae, também infecta dingos), tem um escolex e cerca de três proglótides; enquanto o E....
tracking img