Paradigmas, historiografia critica e direito moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É inegável o significado da retomada dos estudos históricos no âmbito do Direito, principalmente quando se tem em conta a necessidade de repensar e reordenar uma tradição normativa, objetivandodepurar criticamente determinadas práticas sociais, fontes fundamentais e experiências culturais pretéritas que poderão, no presente, viabilizar o cenário para um processo de conscientização e emancipação.A obtenção de nova leitura histórica do fenômeno jurídico enquanto expressão cultural de ideias, práticas normativas e instituições implica a reinterpretação das fontes do passado sob o viés dainterdisciplinaridade (social, econômico e político) e da reordenação metodológica, em que o Direito seja descrito sob uma perspectiva desmistificadora. A obra cuida de breve introdução histórico-críticaacerca de alguns momentos do Direito no Brasil. Contextualizando, por meio da interpretação de teor sociopolítico, a releitura e a revisão de nossa cultura jurídica tradicional, apontando para aconstrução de nova historicidade no Direito. Com isso, estudiosos e profissionais têm diante de si a oportunidade de entender melhor a sua ferramenta de trabalho e atuar no dia a dia em condições bastantesatisfatórias.


2. PARADIGMAS, HISTORIOGRAFIA CRÍTICA E DIREITO MODERNO
 
HISTORICIDADE CRÍTICA E DIREITO MODERNO
 
É de extrema importância rever as relações entre a História e oDireito: visão crítica para dissociar-se de uma historicidade jurídica comprometida com o formalismo, autoritarismo.
 
HISTÓRIA: Segundo Antônio Carlos Wolkmer, a história, como área deinvestigação autônoma e com características próprias pode ser vislumbrada como "a sucessão temporal dos atos humanos dinamicamente relacionados com a natureza e a sociedade".
 
JoséReinaldo de Lima Lopes (2005, p. 18) assevera que "como o direito, a história pode cumprir, nos momentos de mudança, um papel legitimado do status quo, um papel restaurador e reacionário, ou ainda um...
tracking img