Medicoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
1. Introdução 1
2. Objectivos 1
3. Resumo teórico 1
Quantidades e unidades fundamentais 1
Densidade ou massa específica 2
4. Materiais e métodos 3
4.1. Procedimentos 3
Medições 3
Paralelepípedo recto 3
Cilindro recto 3
Esfera 4
Massas 4
5. Resultados e procedimentos 4
6. Conclusão 6
7. Referências bibliográficas 6










1. Introdução
O presente relatório tempor objectivo ilustrar os processos levados a cabo nas medições realizadas em corpos homogéneos. Bem como os resultados, erros e determinar a densidade absoluta de um corpo homogéneo. De forma breve abordaremos também alguns tópicos relacionados com a densidade dos corpos.
2. Objectivos
Realizar medições com instrumentos mais usados no laboratório de física.
Aplicar a teoria de erros aoscálculos realizados.
3. Resumo teórico
Medição é uma técnica por meio da qual atribuímos um número a uma grandeza física, como resultado de uma comparação dessa grandeza com outra similar tornada padrão a qual se adopta como unidade. (Alonso, Finn, 1967).

A maior parte das medições realizadas no laboratório se reduzem essencialmente a medição de um comprimento. Utilizando esta medição obtemos aquantidade desejada.
Quando o se mede algo deve-se ter o cuidado de modo a produzir uma alteração mínima do sistema em observação. (Alonso, Finn, 1967).
Quantidades e unidades fundamentais

Antes de efectuar uma medição devemos seleccionar uma unidade para cada quantidade a medir. Para propósito de medição há quantidades fundamentais, derivadas e unidades. Em física quatro quantidadesfundamentais são usadas: comprimento, massa, tempo e carga. (Alonso, Finn, 1967).

Em física, o comprimento é a grandeza que expressa a distância entre dois pontos. (wikipedia, 2010).

O tempo é uma componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objectos. (wikipedia, 2010)
Massa é umcoeficiente característico de cada partícula, que determina seu comportamento quando esta interage com outras partículas assim como a intensidade das suas interacções gravitacionais. (Alonso, Finn, 1967).

Tabela 1: Unidades fundamentais do SI
Grandezas Nome da unidade Símbolo da unidade
Comprimento Metro m
Tempo Segundo s
Massa Quilograma Kg
Densidade ou massa específica
A densidade de um corpose define com a sua massa por unidade de volume. (Alonso, Finn, 1967).
Assim um corpo de massa m e volume v tem uma densidade:
ρ=m/v (1)
As massas específicas são normalmente expressas em quilogramas por metro cúbico.
ρ=103 Kg m3

A densidade definida pela forma acima é aplicada somente a corpos homogéneos, o que equivale a dizer corpos que tem a mesma composição ou estrutura através de todoseu volume. (Alonso, Finn, 1967).

Para um corpo heterogéneo a densidade vária de um lugar para o outro. Para obter a densidade em um lugar particular se mede a massa dm, contido em um volume infinitesimal dV localizado ao redor de um ponto.
ρ=dm/dv (2)
4. Materiais e métodos
Paquímetro;
Micrómetro;
Balança;
Régua graduada em mm;
4.1. Procedimentos
Medições:
Paralelepípedo recto:Para medir as arestas paralelepípedo foi usado o paquímetro, para tal colocou-se o paralelepípedo no paquímetro entre o zero da escala fixa e o zero da escala do nónio, e como o zero da escala do nónio se encontrava entre as divisões x e x+1 da escala principal teve-se que extrair o valor da escala fixa x ou x+1 cujo zero da escala do nónio coincidia e adicionar ao produto da precisão e o valorda escala principal cujo valor da escala do nónio coincidia directamente. Este procedimento foi repetido para cada uma das arestas.
Cilindro recto:
Para medir a altura e o diâmetro e a altura do cilindro recto foi usado o paquímetro, para tal repetiu-se o procedimento usado na medição do paralelepípedo recto, que consistiu em colocar o cilindro recto no paquímetro entre o zero da escala fixa...
tracking img