Gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cia Exemplo – Relatório Gerencial do ano de X3

Antes de iniciar as questões desse exercício cabe os seguintes comentários:

• Você sabia que o Brasil já teve um período de hiperinflação? No mês de março de 1990 a inflação medida pelo IGPM foi de 83,95%. Isso mesmo: oitenta e três virgula noventa e cinco por cento. Naquela época a inflação superava fácil a casa dos dois mil por cento aoano.
• Hoje felizmente temos uma economia estabilizada, o que facilita a análise comparativa dos números contábeis. Quando a inflação era de 2.000 por cento ao ano não existia outra alternativa a não ser o controle gerencial através de outra moeda. O controle da inflação continua sendo a grande meta do governo, entretanto, para isso ainda continua mantendo a taxa de juro real mais alta doplaneta.
• Como dados comparativos, e também para responder as questões abaixo, consideramos a inflação anual medida pelo IGMP dos últimos três anos em ordem crescente de data que foram de: 1,22%, 3,85% e 7,75% respectivamente. Da mesma forma, para fins comparativo tomamos como base a taxa de juros interbancários (CDI) que nos últimos três anos apresentou os seguintes percentuais anualizados:19%, 15% e 11,7%.

Após as informações acima, faça os seguintes comentários sobre as Demonstrações Contábeis da Cia Exemplo que você acabou de analisar:

1. Considerando a taxa inflacionária, comente sobre o crescimento real das vendas ocorridas nos anos de X2 para X3;
Considerando a taxa inflacionária, comparando os exercícios de X2 e X3 vemos que a empresa teve um bom crescimento nasvendas. Em X2 a empresa teve uma receita com vendas de 5.779.545, com o IGPM de X3, as vendas teriam que ter crescido pelo menos para 6.227.460, porém as vendas cresceram para 7.971.386, ou seja, a empresa teve um aumento real nas vendas de 30,17% em relação a X2.


2. Levando-se em consideração que o patrimônio Líquido da empresa na data de cada encerramento das Demonstrações Contábeis tratase de patrimônio real, ou seja, caso a empresa resolvesse encerrar suas atividades o valor de venda seria próximo a esse Patrimônio Líquido, você acha que a empresa teve uma boa taxa de retorno, considerando que em uma aplicação financeira de renda fixa (CDB) o banco paga taxas de juros de até 98% do CDI? (considerar taxa do CDI de 1% ao mês). Em qual ano a empresa apresentou melhor taxa deretorno em sua opinião?
Sim, nos três anos a empresa teve uma boa taxa de retorno, todos tiveram rendimentos superiores em relação a aplicação financeira de renda fixa – CDB. A empresa apresentou a melhor taxa de retorno sobre o capital próprio no exercício de X1.


3. É correto afirmar que de X2 para X3 houve uma queda nas despesas fixas, pois em X2 representava 7,9% das vendas e em X3passou a representar 6,2% das vendas?
É errado afirmar que houve uma queda nas despesas fixas entre X2 e X3, o percentual em relação às vendas diminuiu, porém em relação a valores aumentou, ou seja, houve um aumento nas despesas fixas.

4. Pode se afirmar com certeza que houve aumento das despesas variáveis comparando os anos de X2 e X3?
Não é possível afirmar com certeza que houve umaumento das despesas variáveis entre X2 e X3, pois houve um acréscimo proporcional das despesas em relação as vendas, que em percentuais manteve-se praticamente igual ao exercício anterior.

5. A Margem de Contribuição da empresa é coerente? Comente.
Sim, a margem de contribuição da empresa é coerente. Pois as maiores despesas da empresa concentram-se nas despesas variáveis, e com a margem decontribuição consegue suprir todas as suas despesas fixas e ainda ter um bom retorno sobre o seu capital próprio.


6. Nos anos de X1 para X2 qual foi a despesa fixa que mais aumentou em termos reais?
Em relação aos exercícios de X1 e X2, a despesa fixa que mais aumentou em termos reais foi a depreciação, que no geral teve um aumento de 31,03% em um aumento geral de 27,68%.


7....
tracking img