Paradigma moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia

Aula 1 06/05/2013

Paradigma
Estudo do ser à ontologia
Conhecerà cada civilizacao da uma resposta as questoes diversas à epistemologia
Antropologia à o que é o homem? Corpo pensado como se fosse uma maquina , consiencia recional? Fruto da evolucao? É ruim por natureza? Cada paradigma da uma resposta
Cada paradigma tem uma determinada mandeira de pensar o SER , o CONHECER e oHOMEM
O homem tem duas substancias diferentes; o corpo, que é igual a uma maquina que ele chamava de res estensa (coisa extensa) que ocupa lugar no espaco, para Decarte., e é sujeito a leis, e a outra, é o cogito (conhecer), que é a conciencia racional. Isso virou um dogma, essa concepcao que esta por traz que nos pensamos nosso direito, estado, relacoes juridicas etc. Se sao substancias, comoelas se comnucam, se sao tao diferentes? A unica maneira é que uma seja traduzida na linguagem da outra. Entao, o cogito vai lidar com a representacao do corpo, entao voce nao tem conhecimento das coisas, e sim das represntacoes das coisas.
O paradigma é uma criacao hisorica, entao pq ele parece natural que, em geral, nao muda. Pq os paradigmas duram mtt tempo, entao se naturalizacam. Ex; submissaoda mulher, escravidao
 
AULA 13/03
 
Texto O PRIMADO DA EFETIVIDADE
·  O conhecimento é uma construcao e os contrutores somos nos (no coletivo).
·  Em determinada época, uma maneira de olhara realidade era considerado conhecimento, como um espelho da realidade.
·  Pq as pessoas pensam que a sua maneira de ver o mundo é a real, verdadeira? Pq os paradigmas sao crencas de longa duracao, e saoinerentes a CULTURA das pessoas
·  Pq um paradigma entra em crise? Pq o paradigma do conhecimento é uma maneira de olhar p sociedade organizada de uma forma a partir de formar o conhecimento.
·  Pq o paradigma em época de crise escapa de criticas? Pq como dura mt tempo, vende como se fosse fora do nosso alcance algo que na verdade é conhecido por nos.
 
 AULA 20/03
assim como as civilizacoessão construcoes, as formas de conhecimento também são.
O direito é historico, e nos o fizemos visando certo obj.
E como nos criamos as coisas? A partir de determinado ponto de vista que responde a interesses dependendo do objetivo.
Dualismo – desde o estabelecimento do iluminismo grego, 400ac, se impôs uma maneira de olhar que atravessou os milênios percorreu 2500 anos, e ai começourecentemente a ser criticada. Ate la era tido como um dado inquestionável. Mas ela esta na base da meniroa como pensamos, essa maneira é o dualismo. Ex: NATUREZA(maquina burra; causa-efeito) X CULTURA(missao de dominar a natureza). MULHER(natureza) X HOMEM(cultura, deve dominar a mulher); EMOCAO X RAZAO (razão deve dominar a emoção) . Assim foi pensado nesse período.
Tudo é histórico. Começa, setransforma, e se declina. Ex: nos temos a mentalidade do progresso de bens, e antes ngm achava que o filho tinha que estar melhor que pai, e isso não acontecia. Essa mentalidade foi produto das revoluções industriais.
O que é o homem? Decartes- é a soma de duas substancias diferentes; uma é o cogito, a capacidade racional de conhecer, a outra é a res extensa, o corpo humano é parte da natureza.
Um dosconhecimentos mais profundos que se pode ter sobre um bebe é o da própria mãe.
Logo, o dualismo não é a única forma de conhecimento.

AULA 27/03 → totem e tabu

aonde estaria o incosciente se o corpo era uma maquina burra e na consciência ele tambem estaria? A única saida era pensar que o modelo de Descartes era, no minimo, incompleto.
Freud, interpretou os sonhos, criou um ilvro, ainterpretacao do sonho, com base nos sonhos dele. Ele percebeu que a linguagem dos sonhos é uma linguagem simbolica, as historias dos sonhos falam de uma coisa pra falar de outra, o problema é fazer a traducao do que realmente se queria falar. Nos sonhos a narrativa não é logica, você pode, por exemplo, estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Na consciência, o processo é secundario, porque opera junto a...
tracking img