Para ensinar a felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARA ENSINAR A FELICIDADE


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO


TÍTULO DO PROJETO: Para Ensinar a Felicidade
TEMA GERADOR: Relações Interpessoais
PROBLEMATIZAÇÃO: Como a escola pode trabalhar com seus alunos a convivência harmoniosa e uma aprendizagem feliz?


DELIMITAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA


Este projeto tem o intuito de propor uma intervenção interpessoal entre professor/aluno, entreprofessor/professo e entre professores/pais, com a finalidade de ajudar estes relacionamentos.
A relação professor/aluno é uma relação que exige cautela em relação a diversidade cultural que existe em uma sala de aula. Cada aluno é singular e, por isso, não podemos ter a mesma postura. O professor precisa pensar antes de tomar uma atitude, pois, sua intervenção depende do sujeito que irárecebê-la.
A relação professor/professor deve constar de uma parceria tanto para auxiliar quanto para apontar a falha não percebida pelo colega. Com uma intervenção construtiva e aberta ao diálogo será possível uma parceria aberta, franca, que contribua na intervenção professor/aluno.
Com relação dos professores com os pais é bastante delicada porque se faz necessário, primeiramente, a conscientização daimportância dos pais na escola.
Através de: relatos reais de intervenção, texto de autoajuda, palestra, com um profissional especializado, tentaremos levar contribuições pertinentes que possam melhorar nas relações entre professor/aluno e entre professor/professor.
Para isso, contamos com a orientação e supervisão da nossa professora que muito nos auxiliou, nesta etapa de intervenção, com afinalidade de que possamos fazer um trabalho consciente e bem planejado no sentido de atingir o nosso objetivo.
Partindo dessa perspectiva, nos reunimos para programar todas as etapas com um roteiro bem definido que seguimos sem deixar de considerar as flexibilidades necessárias neste caso.
É importante frisar que este projeto de intervenção será, exclusivamente, para trabalhar com os profissionaisno sentido de somar aos seus conhecimentos e, assim, proporcionar uma contribuição a mais para a sala de aula e para o ambiente profissional.
Assim, pensou-se neste projeto para tentar estimular os profissionais para não se desmotivarem, estimulando a fazer a diferença na educação. Mostrando assim que é a educação que move todo o mundo, e que não somos apenas transformados por ele, mas, otransformamos.


PROBLEMA E HIPÓTESE


Os problemas na sala de aula são diversos, indo deste da queixa de um aluno que foi xingado pelo outro, uma discriminação de um aluno com outro, uma maior dificuldade de aprendizagem de um determinado aluno e a chacota dos colegas sobre os seus erros, até a indisciplina; como a posição dos pais que, muitas vezes, pensam que sua obrigação é matricular o filhona escola e, a partir daí, toda a responsabilidade passa a ser dos professores. Como lhe dá com os alunos indisciplinado? Como auxiliar no ensino aprendizagem de maneira que faça a criança sentir prazer em estudar? E os pais, como fazê-los parceiros e motivados a ajudar?
Propomos intervenção que busquem soluções, ou ao menos, um caminho em busca delas.
Para a relação entre os alunos, comopoderemos fazer com que as diferenças sejam alvo de respeito e não de discriminação? Para que se aceitem as diferenças é importante que todos tomem conhecimento da cultura de cada um e aprendam a respeitar as diferenças. Partindo desse ponto, teremos uma melhoria em suas relações e assim, partir para a intervenção de relacionamentos entre as diferentes opiniões e sobre a necessidade de um auxiliar ooutro que tenha maior dificuldade de aprendizagem.
A parceria com os colegas, em que a relação professor-professor poderá contribuir no ensino e na aprendizagem? Esta parceria é uma riqueza e muito prazerosa se todos pensarem no espaço escolar como uma grande família. Onde cada um tem sua opinião e todos têm direito a voz. Partindo de uma reflexão haverá um consenso da melhor idéia e o rumo que...
tracking img