Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM OLHAR NA HISTÓRIA: A CULTURA, A IDENTIDADE, A CONSCIÊNCIA E A ALIENAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

Márcia F. de Andrade
Profª. Maria Gorete B. Figueiredo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES 0021) – Módulo V
02/06/2012

RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a evolução do povo brasileiro ao longo da história, o qual apresenta grande mistura deraças, costumes e religiões em face de sua colonização, vindo daí a mestiçagem que identifica o nativo brasileiro. Apesar de receber influências do colonizador europeu, o brasileiro possui uma característica própria que o distingue de outros povos. Afável e acolhedor, qualidades reconhecidas pelo visitante, o povo brasileiro soube amalgamar a cultura do colonizador, do africano escravizado e dosindígenas autóctones, resultando numa miscigenação saudável e todos falando o mesmo idioma de norte a sul do país. Até chegar nesse ponto, o Brasil passou por períodos de colônia, reinado, império e República, quando então já emancipado, épocas de grande importância para construção da cultura e da identidade do povo brasileiro. O século XX foi marcante pelas transformações políticas, econômicas esociais que aguçaram a consciência cívica, mas também trouxe os governos populistas e militares que semearam suas ideologias baseadas no uso da força, desarticulando os movimentos populares e provocando alienação ao povo brasileiro dos ideais democratas.
Palavras chaves: Brasileiros, cultura, identidade, consciência e alienação.
INTRODUÇÃO:
Somente a partir de 1532 é que se organizou econômica ecivilmente a sociedade brasileira. Sua principal base foi a agricultura, ao contrário do que aconteceu com outras colônias espalhadas pelo mundo no mesmo período, e não pela atividade de extrativismo, mais lucrativa porém predatória. Esta não foi feita de forma aventureira, mas sim de forma a melhor aproveitar o território brasileiro com o mínimo custo e assentando-se nele, posto que se deu emgrande parte de iniciativa particular, sem ampla ajuda do governo luso.
A formação social brasileira girou em torno da casa-grande. Lá que germinou muitos aspectos da cultura brasileira. E toda a estrutura em torno da casa-grande representa melhor que qualquer coisa as contradições da terra, convivendo em equilíbrio assimétrico entre o negro e o branco, o escravo e o senhor. Estes conviveram juntosdentro da casa-grande (serviços domésticos eram feitos por negros), palco mor dessa representação.
Nas regiões ao norte predominou a agricultura de açúcar, conquanto nas regiões ao sul a de café, sempre com monocultura como dominante, de trabalho escravo. Não houve possibilidades de policultura pelas adversidades produzidas pelo clima brasileiro, muito “desequilibrado”, sendo hora muito seco,hora muito úmido. A escassa diversidade da agricultura brasileira e a formação social em torno da casa-grande se manifestaram na ausência de carne, leite, ovos, saladas, além de muitos outros artefatos da comida a que o colonizador português que veio para o Brasil estava acostumado. Houve a substituição do trigo pela mandioca, além da utilização das mais variadas frutas tropicais pelo colonizador nasua dieta, em compensação. Somente nos períodos de festas que se esbanjavam todo tipo de comida no Brasil, pois no geral o regime de alimentação era ralo, com senhores e escravos sendo os melhores alimentados, o resto da população ficando à mercê.
A unificação do território nacional se deu em via da língua e da religião, considerada o cimento da sociedade, e muitas vezes foi conseguida à força.No Brasil não havia pureza de raças, uma vez que havia grande necessidade de ocupação territorial e colonização, se dando através da miscibilização, pois havia pouca gente no Brasil.
Pode se dizer enfim, que o grande trunfo do colonizador português foi sua mobilidade, pois apesar das enormes dificuldades impostas, este conseguiu sobreviver, colonizar e unificar essa enorme colônia em condições...
tracking img