Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

Orientações de Abordagem em Cuidados Continuados Integrados

ÚLCERAS DE PRESSÃO PREVENÇÃO

Outubro 2007

1

INDICE

p. 0 – Introdução ……………………………………………………………… 1 – Definição de Úlceras de Pressão ……………………………………. 2 – Etiologia das Úlceras ………………………..…………………………
2.1 Pressão …………………………………………………………………… 2.2. Factores intrínsecos…………………………………………………….. 2.3. Factores extrínsecos …………………………………………………….

2 3 4
4 5 5

3 – Prevenção das Úlceras de Pressão …………………………………
3.1 Áreas de risco ……………………………………………………………. 3.2 Medidas de conforto, higiene e hidratação cutânea …………………. 3.3 Medidas de alívio de pressão ………………………………………….
3.3.1. Meios materiais ……………………………………………………….. 3.3.2. Recursos humanos …………………………………………………… 3.3.3 Técnicas de alívio de pressão………………………………………..

6
6 7 8
8 9 10

3.4. Alimentação ……………………………………………………………… 3.4.1 Necessidades de nutrientes na prevenção de Úlceras de Pressão

10 10

2

0 - Introdução

O aparecimento de uma Úlcera de Pressão é, quase sempre, consequência do incumprimento de boas práticas nos cuidados prestados a doentes sujeitos a

longos períodos de imobilidade.

A sua prevenção e tratamento requerem umaequipa multidisciplinar composta por enfermeiros, médicos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas. O risco de desenvolvimento de úlceras de pressão aumenta consideravelmente quando se combinam os seguintes factores:

Imobilidade Compromisso do sistema imunitário Perda de massa muscular

A manutenção da integridade cutânea, intervindo nos factores que a condicionam, é determinantepara a qualidade de cuidados prestados. A circular informativa da Direcção Geral da Saúde de 23-06-98 refere que “ o aparecimento de Úlceras de Pressão , associado ou não a outros factores, é um indicador da qualidade dos cuidados prestados pela equipe de saúde”. As presentes recomendações pretendem alertar para os meios de prevenção. Os diagnóstico e tratamento adequados deverão obedecer a normas eprotocolos concensualizados, que oportunamente serão divulgados.

3

1 - Definição de Úlceras de Pressão

As Úlceras de Pressão são áreas da superfície corporal localizadas que sofreram exposição prolongada a pressões elevadas, fricção ou estiramento, de modo a impedir a circulação local, com consequente destruição e/ou necrose tecidular.

A classificação da ferida é particularmenteimportante quando a lesão do tecido é observada pela primeira vez, uma vez que será a referência para avaliação da sua evolução. Há vários métodos de classificação das Úlceras de Pressão, sendo o mais comum aquele que atribui graus ás estruturas e tecidos lesados.

Grau I – Presença de eritema cutâneo que não desaparece ao fim de 15 min de alívio da pressão. Apesar da integridade cutânea, já não estápresente resposta capilar.

Grau II – A derme, epiderme ou ambas estão destruídas. Podem observar-se flictenas e escoriações.

Grau III – Ausência da pele, com lesão ou necrose do tecido subcutâneo, sem atingir a fascia muscular.

Grau IV – Ausência total da pele com necrose do tecido subcutâneo ou lesão do músculo, osso ou estruturas de suporte (tendão, cápsula articular, etc.)

Nosgraus III e IV podem apresentar-se lesões com trajectos sinuosos. Para proceder a uma classificação correcta das úlceras deve primeiro, ser retirado o tecido necrosado.

4

2 - Etiologia das Úlceras

A sucessão de acontecimentos que levam ao aparecimento de uma Úlcera de pressão são: Pressão - Hipoxia e isquemia tecidular - Necrose das células - Ulceração.

2.1 Pressão

A aplicação directade pressão superior à pressão de encerramento dos capilares (16-33 mm Hg ), sobre a pele e tecidos moles vai provocar hipoxia em toda a região abrangida e, se a pressão se mantiver, anóxia tecidular. Um doente debilitado, com zonas cutâneas sujeitas a uma pressão de 20 mm Hg por um período superior a 2 horas, pode desencadear nelas uma situação de isquémia...
tracking img