Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS TEÓRICAS, NO EXERCÍCIO DA
FUNÇÃO CONTÁBIL: NA EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE.


Acadêmico:
NAZARÉ DE FÁTIMA ALVES FERREIRA

Professor Tutor Externo
ANA CRISTINA CORREIA.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis Turma: CTB0049 - Paper 1º
27/06/2011

RESUMO

Desde o início da humanidade a contabilidade já fazparte da vida do homem, vindo com o desenvolvimento natural da civilização a desempenhar um papel fundamental no controle de seu patrimônio. O registro de todos os dados que afetam o patrimônio é importante para o seu efetivo controle, sendo a escrituração o fulcro de toda a contabilidade, pois possibilita a extração de informações que influenciarão a tomada de decisão de todas as entidades.Palavras-chave: Ferramentas teóricas. Função Contábil. Evolução da Contabilidade

1 INTRODUÇÃO

A origem da contabilidade, de acordo com pesquisas, remonta há mais ou menos 2.000 a.C., estudos afirmam que a humanidade já se preocupava em controlar seus bens, direitos e obrigações.
Quando o homem caçava animais ou colhia alguns frutos, registrava tudo com gravuras nas paredes, sendo esta amais primitiva maneira de anotar a sua “contabilidade”. Com a evolução da humanidade, surgiu a necessidade de organizar este registro de informações e aperfeiçoar técnicas para controlar o seu patrimônio.
No período medieval (1202 – 1494), foi enfatizado que a teoria contábil correspondia com a teoria dos números positivos e negativos, contribuindo para a inserção da contabilidade entre os ramosdo conhecimento.
O aparecimento da obra do Frei Luca Paccioli (Toscana, Itália, sec. XV) marca o início da idade moderna (1494-1840) para a contabilidade. Neste período foi marcada a sua fase da pré-ciência, pois esta se tornou vital para se estabelecer o controle de inúmeras riquezas oriundas do comércio com o Novo Mundo.
No período científico (1840) da contabilidade, surgiram três grandesescolas do pensamento teórico contábil: a Escola Lombarda, chefiada por Francisco Villa; a Escola Toscana, por Giuseppe Cerboni; e a Escola Veneziana, por Fabio Bésta. Nesta época já se ensinara contabilidade em universidade italiana.
Decorrente dessa evolução histórica, FRANCO (1997, p.21) conceitua a Contabilidade como sendo a “ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades,mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação, necessárias à tomada de decisões sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.
Sendo assim, a contabilidade desempenha diversas funções com o objetivo de fornecer as maisdiferentes informações para inúmeros usuários. Estas funções pautam-se em ferramentas teóricas que auxiliam na consecução de seus objetivos.
Este trabalho tem o objetivo de revisar e contemplar a função contábil, utilizando as ferramentas teóricas na evolução da Contabilidade a partir dos seguintes objetivos:

Geral

 Analisar a importância da utilização das ferramentas da contabilidade;Específicos

 Explorar a evolução da contabilidade por meio de pesquisas;
 Entender a importância das ferramentas teóricas;
 Simular exercícios sobre a função contábil.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é um sistema de informações e avaliações com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, decorrentes dos fatos e atos jurídicos praticados por uma empresa.Existem vários conceitos a respeito da Contabilidade.
Segundo JACINTO (1990, p. 12) conceitua a Contabilidade como “estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa”.
Para ORRÚ (1990, p. 26) “a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.
Diante do exposto, entende-se que a contabilidade tem a função básica de...
tracking img