Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR



Aline Martins Mendes

Professor - Aline Bittencourt Domingos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0356) – Prática do Módulo IV
05/10/2012



RESUMO


Pensar no cotidiano escolar é o primeiro passo que o educador deve ter para uma prática reflexiva,sendo assim é necessário que haja interesse da família para participar dodesenvolvimento e aprendizagem dos educandos.Quando se refere a formação continuada, se ressalta os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação, e as competências que cabem ao profissional. O educador que esta sempre em busca de uma formação continua, bem como a evolução de suas competências tente a ampliar o seu campo de trabalho. Um novo padrão de conhecimento sefaz presente no mercado de trabalho da atualidade, impulsionado pela globalização e introdução das novas tecnologias que fazem muita pressão sobre a escola e, conseqüentemente, sobre seus educadores, no sentido de atualizar os conhecimentos de mundo.


Palavras-chave: Educação, Profissionalismo, Conhecimento.



1 INTRODUÇÃO


A formação continuada deve ser compreendida como umaferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação no contexto da escola acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição. Quando os professores compartilham suas experiências e vivências adquirem conhecimentos, saberes e competências que os levaram a resolução dos problemas enfrentados no cotidiano escolar.Demonstrar uma autonomia intelectual, necessita levar o educador a criar situações e possibilidades ao acesso a níveis mais elevados do conhecimento, pois estes são os objetivos dos Programas de Formação Continuada que vêm se praticando mais intensamente nos últimos anos, levadas pelas mudanças sociais na contemporaneidade, que favorecem a busca de novos saberes.
Essas oportunidades de formaçãoprecisam proporcionar aos docentes a capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais que encontramos nas escolas, são momentos de reflexão para nos nortear e aprimorar no dever que cabe a cada educador que é a formação de cidadãos críticos.


2 FORMAÇÃO CONTINUADA

.
Nas últimas décadas, em decorrência das mudanças sociais, econômicas e culturais, o mundo todo tem prestado maisatenção na educação, especialmente a que se desenvolve nos sistemas escolares, submetendo-a a uma análise pública constante. O resultado desse interesse tem se consubstanciado em reformas educativas, desencadeadas em grande número de países. Nesse contexto, as questões relativas à atuação e à formação docente estão no centro de amplas discussões, ocorridas em fóruns que extrapolam os espaços dosespecialistas ou dos gestores dos sistemas de ensino. De acordo com Sacristán (1990)

A formação de educadores tem se constituído em “uma das pedras angulares imprescindíveis a qualquer intento de renovação do sistema educativo”, o que nos ajuda a entender a importância que esta temática vem adquirindo nas últimas décadas, em meio aos esforços globais para melhorar aqualidade do ensino.Nos processos de reformas educativas ela é,então, colocada como elemento central.


Nesse contexto, discutir os pressupostos da formação do professor é repensar sua prática e competência para ter domínio dos conhecimentos necessários para o processo de ensino aprendizagem e assim garantir uma prática docente que alie ciência, técnica, teoria e prática, que o auxilio naformação dos educando. No seu processo de formação, o professor se prepara para dar conta do conjunto de atividades pressupostas ao seu campo profissional. Atualmente, concebe-se essa formação voltada para o desenvolvimento de uma ação educativa capaz de preparar seus alunos
para a compreensão e transformação positiva e crítica da sociedade em que vive.Segundo nos explica Nóvoa (1991,p.29)...
tracking img