Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE DE MODELAR


Acadêmica: Maria Cristina Da Silva
Professor-Tutor Externo: Telma Nogueira de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Artes Visuais (ART0014)
18/06/12


RESUMO

O principal objetivo desse trabalho é expandir entre as pessoas a arte de modelar, para que as mesmas possam conhecer a modelagem, suas aplicações e características. Essemundo artístico de modelagem é muito simples, mas ao mesmo tempo na sua simplicidade ele torna-se encantador e deslumbrante.Onde o artista além de ter de conhecer bem o material que irá usar e/ou manusear, tem que dominar a técnica a ser aplicada, para assim poder fabricar um bom trabalho, onde o expectador possa imaginar o que o artista quis passar com aquela arte modelada.Modelagem nada mais é queo efeito, de modelar, de criar, de confeccionar algo, baseando-se sempre no material a ser utilizado e no que deseja-se transmitir. O artista pode modelar o que quiser, mas deve antes de tudo conhecer o tipo de modelagem a ser usada e com que material irá criá-la, este lado é mais opcional, onde cada um irá utilizar o que mais lhe agradar, pois o valido é aprender.Palavras-chave: arte, modelar, artístico.


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho é mostrado como é importante aprender um pouco mais sobre a arte, a arte como um todo, nesse caso falamos da modelagem, uma arte milenar, onde o contato físico e o manuseio são importantíssimos para uma obra finalizada com perfeição.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que aprenderarte é alegria, ainda mais quando se fala se uma arte simples, mas que envolve sentimentos, prazeres e mais ainda modelar é uma terapia.
Conhecendo as formas de modelagem, podemos escolher o material e o que se deseja criar, sendo essas opções particulares de cada artista, afinal cada um tem a sua forma de criar arte.





2 DESENVOLVIMENTO

Ao se ouvir falar de modelagem ou modelar, aprimeira coisa que lembramos é da massinha de modelar que usávamos na escola nas aulas de artes, pois bem veja abaixo outros tipos interessantíssimos de modelagem:

2.1 ARGILA:
As argilas possuem inúmeros usos tanto no artesanal quanto no medicinal. Ela é largamente empregada no artesanato, pois produz vários artefatos que vão desde tijolos até esculturas belíssimas.
A argila é usada há milharesde anos. Objetos feitos com esse material são facilmente encontrados em sítios arqueológicos. A argila, ou barro, deve estar limpo antes de ser misturada com água para formar uma pasta facilmente modelável.
As argilas, que são de vários tipos de acordo com o material da sua composição, podem ser coloridas com a adição de corantes à massa, antes ou depois de modelar.
Há técnicas para modelar aargila. A técnica de bola é uma delas, onde as peças são modeladas a partir de uma bola de argila. Rolos, tiras e pranchas também podem dar a forma ao objeto que pretendemos esculpir.

Ex:






2.2 PORCELANA FRIA OU BISCUIT:

Biscuit ou Porcelana Fria é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ouvinagre e vaselina. Este tipo de massa não precisa ser aquecida para que mantenha seu formato final de modelagem e seca em contato com o ar.
O Biscuit é uma massa de fácil modelagem, aceitando tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes.
A massa de Biscuit é versátil e pode ser utilizada para uma infinidade de projetos. Pode-se aplicar a massa natural ou tingida, criando efeitosdiferenciados de acabamentos.
Para as peças modeladas após o tingimento será necessário preparar todas as quantidades necessárias para o projeto em cada uma das cores escolhidas, isso porque será muito difícil conseguir o mesmo tom em outro lote de massas a tingir.
Também pode ser realizada a modelagem com a massa natural (sem corante ou apenas com branqueador de massa) e ser pintada depois de...
tracking img