Paper hemeneutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HERMENÊUTICA
Julio Sergio Montanholi
Heinz Siegfried Franzen
ITQ - Instituto Teológico Quadrangular
Teologia (E.A.D) – Hermenêutica
04/06/2012

1 Palavra Chave: Salvação, Visão, Evangelho, Pregar.


2 - RESUMO

É interessante que mesmo em épocas diferentes vemos a ação do Nosso Senhor Deus para com seu povo através de pessoas, cultura, grau de conhecimento e financeirodiferente. Pessoas que relutaram, muitas vezes não queriam e outras que aceitaram de bom grado sua missão. Mesmo sendo homens de Deus, tendo toda a certeza que sua revelação prove do Senhor. Na maneira como escreviam, ou pediam para os escribas; temos que salientar que cada um tinha uma maneira de ver e transmitir a mensagem do Nosso Deus. Dando ênfase ou mais atenção naquilo que julgava ser maisimportante para o povo. Aquilo que lhe chamava mais atenção. Mesmo assim temos a mensagem de Deus de uma forma sem igual. Que nos orienta, nos ajuda e nos instiga a conhecer mais e mais; a ficarmos firmes aos pés da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.


3 – INTRODUÇÃO
Todo ser humano possui uma cosmovisão. Talvez você já tenha lido esta palavra em algum lugar ou mesmo ouvido algo sobre oassunto, mas não tem a menor ideia do significado deste termo. Mas saiba que mesmo assim, mesmo sem saber o que é isso, você possui uma cosmovisão.
Por tanto em toda a Bíblia vemos a mensagem de Deus sendo entregue pelos homens chamados e escolhidos para isso. Vemos também que todos foram fiéis no seu relato. A única diferença que podemos perceber é que todos tiveram uma maneira peculiar detransmitir, dando especial atenção naquilo que eles consideravam mais importante. Acabavam dando uma ênfase maior sem com isso atrapalhar a mensagem pois a transmitia na integra.

3.1 COSMOVISÃO:

Aquilo que cada pessoa é, o que defende, o que vive, é resultado da cosmovisão que permeia sua vida. Em nosso caso específico, vivemos de acordo com a Cosmovisão Cristã (um desdobramento da CosmovisãoTeísta). Como a humanidade é diversificada ao extremo, nos mais distintos aspectos, existe uma gama muito variada de cosmovisões.
Para todo e qualquer cristão ser mais eficiente no cumprir da Grande Comissão (Mt 28.19-20), é importante conhecer as premissas que caracterizam e diferenciam as variadas cosmovisões existentes. Para aquele que enxerga na apologética uma ferramenta útil para a propagaçãodo Evangelho, o discernimento das cosmovisões é essencial.
Empresto as palavras de um grande teólogo e apologista quanto à definição do termo cosmovisão:
“Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisãoinfluencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.” [1]
Na medida em que nos aprofundarmos neste tema, vamos compreender duas coisas básicas:
1) Cosmovisões distintas existem, mas não é possível concordar coerentemente com as premissas centrais de duas ou mais cosmovisões;
2) Cosmovisão é como óculos, para que a realidade faça sentido é precisovisualizá-la de acordo com uma cosmovisão coerente e verdadeira, ou seja, com as “lentes corretas”.
Existem sete cosmovisões básicas; são sete matrizes das quais as demais formas de enxergar o todo derivam: Teísmo, Deísmo, Ateísmo, Panteísmo, Panenteísmo, Teísmo Finito e Politeísmo. Com exceção da relação muito próxima entre o Panteísmo e Politeísmo, não há compatibilidade entre as demaiscosmovisões.
Não iremos nos aprofundar sobre esse tema, mas só queria deixar uma ideia do que vem a ser. É um assunto profundo e que merece grandes considerações e um estudo completo.
Partindo dessa ideia queremos apresentar algumas das visões dos escritores bíblicos dentre os quais: Lucas e Jonas.

3.2 JONAS:

Um pouco sobre sua história. Jonas era filho de Amitai (2Rs 14.25), nativo de...
tracking img