Trabalho individual interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 4
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 4
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT 5
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 6
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 6
2.7 ANÁLISE DECOESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 7
3 CONCLUSÃO ...........................................................................................................8
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .........................................................................9
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata da garantia de que todos que desejam trabalhar tenham as mesmas oportunidades de encontrar um emprego,emprego este que venha a ser o instrumento que permita o alcance confortável e aceitável ao trabalhador no sustento de sua família.
Devido a isto trabalho decente é um termo estratégico da OIT, para unificar aspectos do progresso social. Com esta perspectiva, pretende abranger em rede de proteção social aqueles trabalhadores que não estão ligados diretamente num vinculo empregatício clássico além demonitorar o respeito dos países membros aos direitos fundamentais no trabalho.
Para a Organização Internacional do Trabalho o meio termo do trabalho decente significa uma política institucional que procura elevar a atenção mundial em torno de quatro pilares laborais: os direitos fundamentais (trabalho com liberdade e não forçado como o trabalho infantil), o emprego como fator de desenvolvimentopara todos, proteção social (redes de amparo em situações de vulnerabilidade) e o diálogo social (busca de consenso entre governo e organizações de trabalhadores e de empregadores sobre condições justas e dignas de trabalho e o emprego).
A OIT forneceu ao atual mundo globalizado uma expressão comum que facilita a compreensão partilhada dos múltiplos problemas da vida laboral. Este projetorevitalizou debates sobre temas laborais nos foros internacionais, tendo sido afirmado como prioridade no Fórum Econômico Mundial e Fórum Social em 2000, Cúpula do Milênio das Nações Unidas. A política do trabalho decente foi reafirmada pela OIT através da Conferência Internacional do Trabalho de 2008 na qual foi elaborada a Declaração da OIT sobre a justiça social para uma globalização eqüitativa.
Opropósito deste trabalho é explicitar o conteúdo do conceito “trabalho decente” a partir de duas perspectivas: a dignidade da pessoa humana e o contexto ambiental no qual o trabalho deveria se desenvolver de forma sustentável.

DESENVOLVIMENTO
* 2.1 DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE
Tem como objetivo garantir que todas as pessoas tenham oportunidades de emprego produtivo, em boas condições nosâmbitos de segurança, dignidade, entre outros.
A definição do termo ‘oportunidade de emprego produtivo’ refere-se à garantia que todos que queiram trabalhar tenham chances de encontrar um emprego, no qual venha a ser o instrumento que permita o alcance de um nível confortável e aceitável ao trabalhador e sua família.
É importante ressaltar que o trabalho decente permite ao trabalhador uma visãoampla das várias dimensões de trabalho, através de um só ponto, além de tratar de um conceito universal. Em outras palavras, o principal conceito de trabalho decente é ser multidimensional, ou seja, um emprego de qualidade, novas dimensões de normas, segurança, participação e representação.
1.1 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
* Prioridade I – Gerar mais empregos dequalidade, obviamente com igualdade de oportunidades e de tratamento, independente de raça, religião, cultura, entre outros.
* Prioridade II - Erradicar o trabalho escravo e acabar de vez com o trabalho infantil de toda e qualquer forma.
* Prioridade III - Fortalecer o diálogo social como uma forma de governabilidade.
QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES
No ano de 2003,...
tracking img