Sistema linfatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfáticos, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colaboram com  glóbulos brancos para proteção contrabactérias e vírus invasores. Ele possui três funções inter-relacionadas: remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).

A linfa é um líquido transparente eesbranquiçado, levemente amarelado ou rosado, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma sanguíneo, proteínas e por glóbulos brancos. A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.1 – ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático é um conjunto de órgãos, tecidos e estruturas que produzem e transportam os fluidos linfáticos dos tecidos para o sistema circulatório, é uma via acessória da circulação sangüínea, permitindo que os líquidos dos espaços intersticiais possam fluir para o sangue sob a forma de linfa (do latim - águanascente/pura). Os vasos linfáticos podem transportar proteínas e mesmo partículas grandes que não poderiam ser removidas dos espaços teciduais pelos capilares sangüíneos. O tecido linfático é um tipo de tecido conjuntivo especializado que contem grande quantidade de linfócitos, células de defesa do corpo responsáveis pelas respostas imunológicas (linfócitos T e linfócitos B).
O sistemalinfático consiste em um liquido, chamado linfa, que flui dentro dos vasos linfáticos, diversas estruturas e órgão que contem tecidos linfáticos e medula óssea vermelha que aloja as células – tronco (hemocitoblastos), que se desenvolvem em linfócitos. (TORTORA. 2002 p. 675)
O sistema linfático assemelha-se ao sistema sanguíneo em muitos aspectos, mas dele difere em outros. Assim o sistemalinfático está constituído de capilares onde ocorre absorção do liquido tecidual, mas estes capilares são tubos de fundo cego. Por outro lado, o sistema linfático não possui um órgão central bombeador, apenas conduz a linfa para vasos mais calibrosos que desembocam principalmente em veias do pescoço. Por isso é considerado por muitos autores como auxiliar do sistema circulatório sanguíneo.
1. –Constituição do Sistema Linfático

1. Vasos linfáticos e circulação linfática

A circulação linfática começa com os capilares linfáticos, são tubos terminais fechados localizados nos espaços entre as células, em seguida, convergem para formar vasos linfáticos maiores, estes se parecem em muito com veias em estruturas, contudo, têm paredes mais finas e apresentam mais válvulas. Aolongo dos vasos, em intervalos variados, surgem estruturas do tecido linfático chamado lifonodos, através destes flui a linfa. Na pele, os vasos linfáticos situam-se no tecido subcutâneo e, em geral, seguem as veias; os vasos linfáticos das vísceras geralmente seguem as artérias, formando plexos (redes) em torno delas.

1.1.2- Capilares linfáticos

Os capilares linfáticos apresentamdiâmetro um pouco maior que os capilares sanguíneos, eles são encontrados em quase todo o corpo (os tecidos avasculares como: a cartilagem, a epiderme e a córnea dos olhos e medula óssea vermelha, não apresentam capilares linfáticos.)

Os capilares linfáticos possuem em sua estrutura um mecanismo particular que permite a entrada do liquido intersticial sem permitir a saída, isso é...
tracking img