Paper de metodologia do trabalho academico uniasselvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO





Tiago Luis Lehmkuhl Furlani

Prof. Emir de Almeida

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Segurança no trabalho (SEG 0103) – Metodologia do trabalho acadêmico
25/09/2011


RESUMO




Este paper faz uma retrospectiva do conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) até os dias atuais. Analisa a contribuição dada por algunspesquisadores nesse campo de estudo e identifica as suas dimensões. Além disso, avalia as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada implementação de programas de QVT e conclui que há muito por fazer para transformarmos o ambiente de trabalho num local melhor para o nosso desenvolvimento e evolução

Palavras chave: Empresas; Carga horária; Empregados.



1 INTRODUÇÃONesta virada de milênio tem sido intenso o esforço empreendido pelas organizações para sobreviver, e quanto a isso, acreditamos, haverá pouca discordância, como também tem sido enorme o desgaste e o sacrifício impingido ao trabalhador moderno. Se a teoria da administração tem sido prodiga na criação de novas propostas, antigas propostas são aperfeiçoadas ou, ainda, cunhadas com um novo rótulopraticamente todos os dias, infelizmente aquelas que visam proporcionar uma melhor condição de trabalho e satisfação na sua execução, e não apenas aumento do ganho pecuniário, ainda deixam muito a desejar.
Portanto, analisaremos neste trabalho a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) como ferramenta de gestão. A primeira parte busca a origem e evolução da QVT, enfatizando a contribuição de algunspesquisadores, ao longo do século xx, para o estudo do assunto. A segunda parte conceitua QVT e abrange suas dimensões, isto é, as áreas com as quais faz interface. A terceira parte destaca as dificuldades e obstáculos para uma efetiva implantação dos programas de QVT nas organizações. A quarta discorre sobre as perspectivas e desafios para a consolidação da QVT, e a ultima parte ressalta anecessidade de uma transformação do ambiente de trabalho em um local aprazível, onde possamos sentir satisfação e alegria na execução das nossas atividades profissionais.


2 ORIGEM E EVOLUÇÃO
Com inúmeros títulos ou em outras palavras, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) resume-se basicamente em: o bem estar e a satisfação do trabalhador ao executar suas tarefas, tema que sempre gerou muitapreocupação humana. Assunto esse que esta cada vez mais na boca do povo atualmente, porém esse tema é muito mais antigo do que se imagina. Há registros dos ensinamentos de Euclides (300 a.C) de Alexandria, sobre os princípios da geometria que serviram de inspiração para melhoria do método de trabalho dos agricultores a margem do Nilo, assim como a Lei das alavancas de Arquimedes, formulada em 287a.C., que diminuiu o esforço de milhares de trabalhadores ao longo das centenas de anos de sua criação. No século XX inúmeros escritores se aprofundarão no tema, dando inicio a inúmeras pesquisas dentre elas se destacam Helton Mayo, cujas pesquisas, conforme FERREIRA, REIS e PEREIRA (1999), são altamente relevantes para o estudo do comportamento humano, da motivação dos indivíduos para a obtençãodas metas organizacionais e da Qualidade de Vida do Trabalhador, principalmente a partir das pesquisas e estudos na Western Eletric Company (Hawthorne, Chicago) no inicia dos anos 20, que culminaram com a escola de Relações Humanas. Vale mencionar também Frederick Herzberg:

[...] as pesquisas desse autor detectaram que os entrevistados (engenheiros e contadores) associavam ainsatisfação com o trabalho ao conteúdo. Assim os fatores higiênicos - capazes de produzir insatisfação - compreendem: a política e a administração da empresa, as relações interpessoais com os supervisores, supervisão, condições de trabalho, salários, status e segurança no trabalho. Os fatores motivadores – geradores de satisfação – abrangem: realização, reconhecimento, o próprio trabalho,...
tracking img