Lixo nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o nossos amigos

GOLFINHOS

texto e ilustrações de Giovanni Bearzi

ESTE LIVRO PERTENCE A

COM OS TEUS LÁPIS DE COR PODES TORNAR AINDA MAS BONITO ESTE LIVRO!

GOLFINHOS
Texto e ilustrações: © Giovanni Bearzi (1994) Versão web: © Giovanni Bearzi (2006) Tradução para português de Francesca Zardin e Eduardo R. Secchi Agradecimentos a Brigitte, Nena, Silvia, Isabel e Paolo

o nossosamigos

Mesmo se vivem na água, os golfinhos não são peixes: são mamíferos e respiram ar com os seus pulmões.

Para respirar os golfinhos têm que subir em superfície, depois, retendo a respiração, mergulham.

OS GOLFINHOS NÃO RESPIRAM COM A BOCA MAS SÓ COM AS NARINAS, QUE ESTÃO SOBRE A CABEÇA E CHAMAM-SE ORIFÍCIO RESPIRATÓRIO

Os peixes, com as guelras, respiram oxigênio dissolvido na água. nadadeira dorsal orifício respiratório nadadeira caudal

pele lisa nadadeira peitoral A nadadeira caudal dos golfinhos é horizontal e move-se para baixo e para cima. A nadadeira caudal dos peixes é vertical e move-se à direita e à esquerda. guelras nadadeira dorsal escamas
ÉS CAPAZ DE ENCONTRAR OUTRAS DIFERENÇAS ENTRE OS GOLFINHOS E OS PEIXES?

nadadeira caudal

nadadeira peitoral QUEM SÃO OS MAMÍFEROS? Os mamíferos são animais de sangue quente. A maioria tem pêlos. As fêmeas dos mamíferos amamentam as crias com as mamas. Estes animais são todos mamíferos.

O HOMEM TAMBEM É UM MAMÍFERO

Alguns mamíferos, como as focas e os leões-marinhos, passam muito tempo na água. Porém os golfinhos são mamíferos que passam toda a vida na água. Na água eles comem, descansam,acasalam-se e dão à luz aos filhotes. Mesmo a amamentação da cria ocorre na água. Os golfinhos não têm pêlos, mas o corpo deles é revestido por uma espessa camada de gordura, que os conserva quentes.

Um grupo de golfinhos nada em mar aberto. Cada golfinho, através de sons, comunica aos outros a própria posição.

Os golfinhos são animais sociais. Muitos golfinhos vivem em grupos que podem serconstituídos por centenas de indivíduos. Entre os componentes do mesmo grupo estabelecem-se relações muitos próximas, e todos participam da procura por alimento.

Estes golfinhos, um macho e uma fêmea, alcançaram finalmente a maturidade sexual.

Durante o cortejamento os dois golfinhos mordiscam-se e esfregam-se um ao outro, mostrando apreciar muito o contacto recíproco.

Se os preliminarestiverem êxito positivo os dois juntam-se, ventre contra ventre, e segue o acasalamento. Nos golfinhos a sexualidade não é necessariamente finalizada à reprodução.

Para esta fêmea aproxima-se o momento do parto. Depois de um ano de gestação a sua barriga é muito proeminente.

A primeira parte da cria que vem à luz normalmente é a cauda. Quando enfim sai a cabeça, o recém-nascido nadaimediatamente em direcção da superfície para o seu primeiro respiro.

Um segundo golfinho, a quem chama-se “tia”, presencia de vez em quando ao parto e verifica para que tudo corra bem.

A mãe observa cheia de ternura o pequenino golfinho que, com movimentos ainda incertos, nada ao lado dela. É mesmo um pequeno encantador!

Logo depois do nascimento o pequeno golfinho efetua as primeiras tentativas deamamentação. A mãe, mudando a própria posição, dirige os esforços do lactante em direcção de uma das mamas. O leite, muito denso e nutritivo, é injetado na boca do pequeno quando este estimula as mamilas.

Durante os primeiros meses de vida o aleitamento repete-se a intervalos muito frequentes. À medida que o filhote cresce, a mãe ensina-lhe as técnicas para procurar a comidaindependentemente. À idade de dezoito meses o jovem golfinho é capaz de capturar as suas presas sem a ajuda da mãe, mas ficará com ela ainda por muito tempo. Entre os golfinhos o vínculo mãe-filhote é muito forte e duradouro.

COMO SE ALIMENTA UM GOLFINHO?

Para localizar as presas na água, onde a visibilidade é limitada, os golfinhos utilizam o biosonar: produzem alguns sons particulares, chamados click, e...
tracking img