Como fazer um paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS TÉCNICAS E FORMATAÇÃO DO PAPER

Alfredo Isaac da Costa Sicsú
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0135) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
11/2011

RESUMO
O presente artigo apresenta as diretrizes para elaborar um paper acadêmico, ao tempo que apresenta o mesmo como instrumento pedagógico para a prática acadêmica assemelhando-se ao artigo cientifico emseu formato gráfico. Seu principal objetivo deve ser o de expressar com clareza e objetividade a capacidade de síntese analítica do autor em relação a produção cientifica já produzida. A necessidade de expor tal assunto se faz devido a falta de conhecimento por parte de acadêmicos em relação a tal instrumento. Tem como público alvo os acadêmicos do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Concluiapresentando uma síntese de elaboração e o resultado final alcançado após a aplicação dos métodos em sala de aula.

Palavras – chave: Paper. Artigo científico. Acadêmicos.

1 INTRODUÇÃO
No mundo acadêmico é necessário registrar as nossas observações , organizar nossas reflexões, escrevermos para planejar nossos estudos, enfim escrever é necessário para produzir ciência.
Invenção do meioacadêmico, o paper é um tipo de artigo cientifico particular, adotado para publicar trabalhos acadêmicos na UNIASSELVI.
O paper apresenta formato gráfico idêntico ao do artigo científico, para Andrade (1995, p. 68 apud MEDEIROS, 2008, p. 213), “paper é um texto escrito para uma comunicação oral. Pode apresentar o resumo ou o conteúdo integral da comunicação e tem por objetivo sua publicação nas atas ouanais do evento em que foi apresentado”.
Sinteticamente ele serve para divulgar com mais rapidez as novidades nas diversas áreas do conhecimento.
Visto sua importância, o tema foi apresentado em forma de seminário para os alunos da turma de administração da UNIASSELVI - 2◦ Semestre/2011, com o objetivo de fazer o método conhecido entre os acadêmicos, visado desta forma, a sua utilização parapublicação de resultados de pesquisas científicas.
Desta forma, passaremos a explanar o assunto da mesma forma apresentada em seminário na sala de aula e finalizaremos relatando como o assunto foi assimilado pelos alunos.

2 A ESTRUTURA DO PAPER

2.1 PASSOS PRÉVIOS AO PAPER

É necessário seguir algumas orientações antes de iniciar o paper. Lembrando qu toda pesquisa começa com um problema, algoque integre o pesquisador, a partir desse problema o pesquisador buscar subsídios para solucionar esse problema, trabalhando assim o seu paper.
Para começar é necessário escolher o tema, delimitar esse , levantar o problema, verificar o objetivo central, criar justificativa, ter referências bibliográficas e definir os métodos de trabalho, ou seja, buscar material para elaboração do seu artigo.Além de comunicar os resultados de pesquisas, o objetivo do paper é fazer isso de forma clara e objetiva.

2.2 ELEMNTOS PRÉ-TEXTUAIS

São aqueles que antecedem o corpo do Trabalho, propriamente dito, com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho: cabeçalho, resumo e palavra-Chave.
2.2.1 Cabeçalho
A)Título: deve ser claro e preciso.
B)Subtítulo: trata-se de umelemento opcional.
C)Nome do(s) autor(es): inserido após o título ou subtítulo (quando houver)
D) Instituição, curso/ habilitação e disciplina: inserido após a indicação de autoria.
E)Data.

2.2.2 Resumo
O resumo é um elemento essencial, pois, assim como o título, pode afastar ou conquistar o leitor.
A redação deve ser clara em um único parágrafo, deve apresentar ospontos mais importantes do trabalho em no máximo 15 linhas ou 150 palavras.

2.2.3 Palavras-chave
São palavras ou expressões que apresentam o assunto abordado no artigo.
Deve-se escolher 3 palavras ou expressões, separadas entre si e finalizadas por ponto, iniciadas com letra maiúscula.

2.3 ELEMENTOS TEXTUAIS
O corpo do Trabalho, a parte em que se faz a exposição da matéria e que deve ter,...
tracking img