Papel do professor no ensino superior e novas exigências educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
O papel do professor do ensino superior no uso das novas tecnologias educacionais.

1- Introdução
Tradicionalmente o professor era visto como fonte de conhecimento para os estudantes. Onde para este,ensinar significava ministrar grandes aulas expositivas ou palestras sobre um determinado assunto dominado pelo conferencista. MASETTO,(2003:20)
Com o surgimento da revoluçãotecnológica e o aparecimento da sociedade de conhecimento, o papel tradicional do professor de transmissor de conhecimentos está superado uma vez que a aprendizagem universitária está associada ao aprender a pensar e ao aprender a aprender, isto é,o ensino universitário precisa hoje de professores que possam ajudar o estudante a desenvolver habilidades de pensamento e identificar procedimentosnecessários para aprender e que possam também ter novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar como mediador na construção do conhecimento nesta era da tecnologia. MASETTO (2003:22) afirma que ´` Precisamos de um professor com o papel orientador das actividades que permitirão ao aluno aprender...´´
Nesta prespectiva, o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas àtecnologia, é um factor importante no PEA e para isso é necessário, portanto, a mão de obra qualificada, para operar tais equipamento, isto é, o professor do ensino superior deve estar devidamente preparado para responder as novas exigências educacionais, principalmente as questões ligadas as tecnologias de informação e comunicação.

1.1. Objectivos:
* Geral
* Analisar o papel professordo ensino superior no uso das novas tecnologias educacionais
* Específicos
* Descrever o papel do professor do ensino superior no uso das Tics
* Identificar a importância das TIcs no PEA
* Mencionar as dificuldades no uso das Tics no ensino superior

1.2. Problema:
* Dificuldade de manuseamento das Tics no PEA

1.3. Hipotese:
* A falta de meiostecnológicos no ensino superior e docentes capacitados é o que dificulta o uso das Tics no PEA

1.4. METODOLOGIA

O trabalho é resultado de uma pesquisa indireta, de caráter bibliográfico, que consiste na utilização de referências teóricas já publicadas para análise descritiva e discussão do problema, pois a preocupação central é Analisar o papel do professor do ensino superior no uso dasnovas tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem.

2- O papel do professor do ensino superior

O sistema educativo é constituído de um processo humanista, onde as pessoas ajudam a construir a história, cumprindo seu papel como cidadãos e profissionais. O professor dentro disso, sempre actuou de forma activa, ensinando e encaminhando os estudantes de modo a suprir asnecessidades sociais. Segundo LEBÂNEO (1994:125),`´ O trabalho do profesor deve estar voltado para a formação de qualidades humanas, modos de agir em relação ao trabalho, ao estudo, à natureza, em concordancia com pricínpios éticos´´.
Numa prespectiva clássica, os professores eram vistos como tutores que procuram modelar o comportamento dos alunos mediante exposicões e demonstrações e os alunos eram comoinstrumentos passivos, capazes de aprender e aceitar orientações. GIL.(2009: 244)
Mas, a revolução tecnológica e o aparecimento da sociedade de conhecimento pode mudar o papel tradicional do professor e do estudante, onde este era visto como fornecedores de informação e como os principais responsáveis pelos resultados obtidos.GIL(2009:28). Tornando-o deste modo como um orientador na seleção eutilização das ferramentas que se encontram ao dispor do estudante e tenha também uma postura crítica, vigilante, questionadora, para detectar até que ponto os recursos digitais podem influenciar a aprendizagem.

Acreditamos hoje, que as universidades passam por uma grande evolução no sentido da aprendizagem. Pois, não é o professor que ensina, mas sim o estudante que aprende, isto é,o...
tracking img