O papel do psicopedagogo na instiruição escolar

4302 palavras 18 páginas
O ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO DOCENTE PARA O EXERCÍCIO DA DOCENCIA SUPERIOR
Nilzamar fraga silva
Resumo:
O presente artigo almeja: Focar a trajetória, Considerar as concepções já existentes e propor uma reflexão acerca da formação docente e prática da docência no ensino superior. Tomando por base as concepções já existentes.
. Palavra chave: Formação, Docência do Ensino Superior

1. A Trajetória da Educação
O início dos cursos superiores no Brasil ocorreu a partir de 1808, quando o Rei e a corte transferiram-se de Portugal para o Brasil, levando a interrupção das comunicações com a Europa, surgiu a necessidade de formação de profissionais que atendessem a essa nova situação e, por conseguinte a exigência de criação de cursos superiores que se responsabilizassem por essa formação. Na década de 1820 criaram-se as primeiras Escolas Régias Superiores, chamada de Reforma Pombalina.
No Brasil império as políticas educacionais refletiam diretamente na formação dos professores, pois para melhorar a formação de mestres foram fundadas as escolas normais. Apesar de todo esse incentivo não houve melhoras significativas na formação docente. Sobre esta perspectiva, Maria Lúcia de A. Aranha (2006) afirma: ames que dispensavam a formação profissional. (ARANHA, 2006, P.227).
Aliás, era grande a distancia entre o discurso, que valorizava a profissão docente, e sua prática efetiva, porque o próprio governo pagava mal e não oferecia adequado apoio didático às escolas. Além disso, selecionava os mestres em concursos e exames que dispensavam a formação profissional. (ARANHA, 2006, P.227).
Na Primeira República (1889-1929) duas reformas educacionais marcaram a atuação dos professores, a primeira foi a Reforma de Benjamim Constant que tinha como intenção transformar o ensino em formador de alunos para os cursos superiores e não apenas preparador. E, a Reforma Rivadária Correia que prega a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os

Relacionados