Panorama do novo testamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO




























ÍNDICE

UNIDADE I: AS DIVISÕES DO NOVO TESTAMENTO
UNIDADE II: OS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO
UNIDADE III: A PERFEITA UNIDADE DAS ESCRITURAS
UNIDADE IV: EFEITO DAS ESCRITURAS NA VIDA DOS HOMENS
UNIDADE V: BIBLIOLOGIA: DOUTRINA DA BÍBLIA


Unidade 1

AS DIVISÕES DO NOVO TESTAMENTO

TEXTOS BÍBLICOS: Jo20:21-31; At 4:1-4; II Pe 1:5-11; Ap 2:10.

1. Os grupos de Livros do Novo Testamento.
Como há quatro espécies de livros no Antigo Testamento, há quatro no Novo Testamento. São eles: Evangelhos, 4; História, 1; Cartas, 21; Profecia, 1.

2. Propósitos dos Quatro Grupos.
Cada um dos quatro grupos de livros tem um propósito geral, que devemos entender para compreendermos corretamente suamensagem. Em geral, os propósitos dos quatro grupos são os seguintes:
Os Evangelhos fornecem-nos a evidência sobre a qual podemos crer que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, nosso único Salvador e leva-nos a desejar obedecê-lo. Jo 20:31 sumariza o propósito.
O livro de Atos dá-nos um resumo de algumas das conversões do Novo Testamento sob a pregação de homens inspirados, e então responde, porexemplo, a pergunta: Como tornar-me cristão? Também este livro dá-nos a história da fundação e dos primeiros dias da igreja.
As Cartas, enviadas aos cristãos contém instruções completas para todas as classes cristãs, sobre como viver a vida cristã. (II Pedro 1:5-11 é um bom exemplo desta instrução).
O livro de Apocalipse é dado para relatar-nos sobre o viver cristão e admoestar-nos a guardá-lo. Suamensagem é resumida no seguinte: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”, (Ap.2:10). Contém o último e mais sentimental convite: “Quem quiser receba de graça da água da vida”. (Ap 22:17) contém a mais solene admoestação contra qualquer aumento ou subtração das Escrituras como foram dadas pelo Espírito Santo de Deus. (Veja Ap 22:18-19).

3. Razões para Conhecer os Propósitos dasDivisões.
As Escrituras devem ser conhecidas, entendidas e aplicadas corretamente. Na aplicação das Escrituras, a primeira regra que aprendemos é proveitosa. A regra é: lembre quem está falando, para quem está falando, em qual dispensação está falando e para que propósito está falando.
O conhecimento das divisões do Novo Testamento muito ajudar-nos-á responder para quem qualquer porção dele foiendereçada. Por exemplo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado” (At.2:38), não está endereçado a quem tem aceito e obedecido ao Senhor, mas àquele que não tem. Por outro lado, “A religião pura, sem mácula, para com o nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e a si mesmo guarda-se incontaminado e liberto dos manjares oferecidos pelo mundo”(Tg 1:27). É dirigidoàqueles que têm aceito e obedecido o Evangelho de Cristo. Isto quer dizer: é endereçado a todos os cristãos. Aquele que despreza Atos 2:38 mas toma Tiago 1:27 como sua escritura guia está tomando uma escritura que ainda não está dirigida a ele, e não se aplica a ele.

4. Uma Peculiaridade dos Evangelhos.
Os Evangelhos são arrolados, propriamente, como uma parte do Novo Testamento mas o períodoque eles abrangem é ainda da dispensação Mosaica. São preparados para a nova dispensação que haveria de vir e que foi iniciada no dia de Pentecostes, cinquenta dias depois da ressurreição. Jesus cresceu debaixo da dispensação Judaica ou Mosaica. Foi circuncidado, freqüentava a sinagoga e quando alguém perguntou-lhe o que fazer para herdar a Vida Eterna, Ele citou ou Dez Mandamentos.
O períodoabrangido pelos Evangelhos é transitório de uma dispensação para outra e é preparatória para a mensagem de salvação como temos agora no Novo Testamento.
Durante o período dos Evangelhos, Jesus estava aqui na carne e andava entre os homens como Senhor e Mestre. Ele podia dizer e disse a alguém “Teus pecados estão perdoados...” a outro “Tua fé te salvou...”, a outro “Levanta, toma tua cama e vá...”...
tracking img