Receptores eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Receptores elétricos
Receptor elétrico é qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja exclusivamente térmica,se lembre que os resistores são os dispositivos que transformam a energia elétrica totalmente em energia térmica. Como exemplo de receptores podemos citar o liquidificador, a batedeira, o ventilador,etc. Chamamos pólo positivo do receptor aoponto do receptor por onde a corrente entra nele. e pólo negativo ao ponto por onde a corrente sai ou seja, ocorre no receptor o oposto do que ocorre no gerador.Vemos que, no que diz respeito à corrente, podemos pensar em um receptor como se fosse um gerador ligado com os polos trocados

Abaixo temos um esquema que mostra como se dá a transformação de energia em um receptor

Energia elétricaRECEPTOR

Energia não elétrica

Energia dissipada

Mas, de onde vem a energia de elétrica que faz o receptor funcionar?Ora, essa energia vem certamente de um gerador, ou seja o receptor só é capaz de funcionar se estiver associado a um gerador para que este lhe forneça a energia elétrica que ele irá utilizar. Observe o esquema abaixo.

Energia não elétrica

GERADOR

Energia elétricaRECEPTOR

Energia não elétrica

Energia dissipada

Energia dissipada

È importante salientar que quando ligamos um receptor a uma fonte de energia elétrica, essa energia é transformada em energia mecânica de rotação e em energia térmica. Por exemplo, observe que quando você usa um liquidificador para fazer um suco, além das laminas girarem, ele se aquece. Isso ocorre porque a energiaelétrica consumida pelo aparelho parte vai para o funcionamento e outra parte se perde em forma de calor (energia dissipada por efeito Joule) devido à resistência dos enrolamentos e nos contatos (resistência interna do receptor Quando ligamos um receptor a um gerador, não é difícil perceber que a potência útil do gerador, que é aquela que ele lança para o circuito, na verdade será a potencia totaldo receptor elétrico. Ao receber essa potência total, o receptor aproveita parte dela para o seu funcionamento normal e essa potência é denominada como potência útil e outra parte é dissipada, e logicamente ela é denominada como potência dissipada. Observe o quadro abaixo.

Onde E’ é a chamada força contra eletromotriz do receptor ou seja, a ddp mínima entre os pólos do receptor. Substituindo asequações parciais das potencias na equação do balanço energético encontramos a equação característica de um receptor :

Tendo como base a equação acima, podemos encontrar a curva característica do receptor.

Para o receptor, a medida que aumenta a intensidade da corrente , aumenta a ddp.

O rendimento de um receptor pode ser determinado por:

Como Pot útil = E’.i e Pot total = U.i,temos:

Circuito Gerador –receptor Quando um circuito apresenta um gerador e um receptor, ddp que o gerador fornece é a mesma que o receptor recebe Vejamos:

Portanto: No gerador: U = E – r.i No receptor: U = E’ + r’. i Igualando as equações temos: E - r.i =E’ + r’.i Donde podemos determinar a corrente neste circuito

=

− ′ + ′

(lei de Ohm –Pouillet)

Mas, a resolução de questõesenvolvendo este circuito requer alguns cuidados. 1. Devemos reconhecer o gerador O gerador será sempre o de maior potencial elétrico 2.O gerador depois de reconhecido é quem determina o sentido da corrente Através da corrente então, acompanhando o seu sentido, determinamos se os outros dispositivos do circuito são receptores ou outros geradores. Veja o exemplo abaixo: No circuito da figura abaixo,determine a corrente elétrica no circuito estando a chave K fechada.

T O de potencial 20V com certeza é o gerador, indicando o sentido da corrente.Como a corrente no gerador passa do pólo negativo para o pólo positivo, no circuito ela circula em sentido anti-horário.sendo assim, ela passa do pólo positivo para o pólo negativo no outro dispositivo, sendo este um receptor. Calculando então a...
tracking img