Como montar um projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De que forma eu posso chegar à elaboração de um Projeto de Pesquisa? O projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa. É a definição dos caminhos para abordar certa realidade. A pesquisa científica precisa ser bem planejada. O planejamento não assegurará, por si só, o sucesso da monografia, mas com certeza, é um bom caminho para uma monografia de qualidade.
Para Minayo (1999), aoelaborar um projeto de pesquisa, o pesquisador estará lidando com três dimensões:
➢ Técnica – regras científicas para construção do projeto;
➢ Ideológica – relaciona-se às escolhas do pesquisador. Não existe neutralidade do pesquisador.
➢ Científica – ultrapassa o senso comum através do método científico.
As etapas do projeto variam de acordo com as exigências de cada instituição. ParaBarros e Lehfeld (1990) não existe regra formalizada quanto à relação de itens que devem compor a espinha dorsal de um projeto de pesquisa. Assim, é nosso objetivo orientar um prospecto, anteprojeto ou projeto que possibilite ao aluno, concluindo o curso, ingressar numa pós-graduação.

ELEMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

1 - Título: dar ao projeto um título que realmentecorresponda ao conteúdo proposto. Ele indica o nível de maturação da idéia que o candidato tem de seu próprio trabalho. (PROVISÓRIO).

2 – Desenvolvimento
2 .1 – Tema : Área de interesse a ser abordada.
Exemplo: Eutanásia

2.2 – Delimitação do estudo: fixar os limites da investigação.
Exemplo: A influência do desarmamento da população para a melhoria dos índices de violência urbana em Natal/RN.2.3 – Problematização: Contextualizar de forma sucinta o tema de sua pesquisa. É uma forma de situar o leitor no tema em que se encontra o problema, permitindo uma visualização situacional da questão.
Exemplo: O consumo de drogas cresce sem parar no mundo. Relatório divulgado este ano pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime indica que cerca de 160 milhões de pessoas entre 15 e64 anos fumam maconha (sem contar os que preferem não contar). Cigarros e bebidas alcoólicas estão entre os maiores anunciantes do planeta. E há inúmeros remédios, verdadeiras pílulas da felicidade, capazes de combater todos os males dos tempos modernos: emagrecer, enfrentar a depressão, derrubar o estresse......

2.3 - Justificativa: pessoais do sujeito e teóricas. Justificativa do estudo,atualidade do tema ineditismo do trabalho. Pertinência do tema – contribuição para o debate jurídico, social, político.
Exemplo: A Prostituição Infanto-Juvenil é um tema bastante discutido nos meios acadêmicos. Como educadora, apesar do tema ter saído do âmbito privado e alcançado o espaço de discussão da sociedade civil e da área governamental, ainda não despertou a atenção dos educadores dentroda escola. Este trabalho monográfico não é inédito, já que diversos pesquisadores discutem a temática, no entanto, ele vai subsidiar uma melhor discussão do assunto em tela no contexto escolar.
A violência sexual contra a criança e adolescente geralmente está associada a outras violências. O descaso da escola com a temática é um tipo de violência, só que simbólica – àquela que não deixamarcas físicas, visíveis ao olhar, mas na alma da criança e jovem vitimados por essa mazela social.......


2.4- Grandes questões: é importante um questionamento acerca da temática. Você não é obrigado a responder todas as perguntas elaboradas no projeto. Elas dão um direcionamento na elaboração do referencial teórico.
Exemplos: O direito sobre o corpo é de natureza pessoal ou patrimonial?Caso seja patrimonial, trata-se de propriedade individual ou coletiva? Quais as causas determinantes para o rompimento do sigilo bancário de agentes públicos? Por que o Abandono Intelectual previsto no Código Penal - artigo 246 – penalizar apenas a família? Por que o Artigo 246 não penaliza a escola pelo fato de negar o aluno uma escola de qualidade? O fato de corromper o saber das classes menos...
tracking img