Panorama do novo testamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CORUMBÁ

SEMINÁRIO BÁSICO DE TEOLOGIA

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO


DIVISÃO DO NOVO TESTAMENTO
O Novo Testamento tem sido dividido em quatro grupos: os Evangelhos, História, Cartas, e Profecia.
OS EVANGELHOS:
Há quatro livros nos Evangelhos. Os nomes destes livros são:
Mateus; Lucas; Marcos e João.
Estes livros registram a vida, morte e ressurreição deJesus
O LIVRO DE HISTÓRIA:
Atos dos Apóstolos
Há um livro de história no Novo Testamento, o livro de Atos dos Apóstolos. Este livro conta como a Igreja começou e cumpriu a comissão de Cristo para estender o Evangelho por todo o mundo.

AS CARTAS:
Há 21 cartas no Novo Testamento. Os nomes destas cartas são:
Romanos; I e II Coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; I e IITessalonicenses;
Filemom
Gálatas Hebreus
Efésios Tiago
Filipenses I e II Pedro
Colossenses I, II e III João
Judas
I e II Timóteo
As cartas são dirigidas a todos os crentes. Seu propósito é guiá-los na vida e ajudá-los a fazer o que Jesus ordenou. Romanos 12 é um bom exemplo de seu ensino.
PROFECIA:
Apocalipse
O Apocalipse é o único livro de profecia no Novo Testamento. Conta sobre a vitória finalde Jesus e Seu povo. Seu propósito é animá-lo a continuar vivendo como um cristão deve viver até o fim dos tempos. Sua mensagem se resume em Apocalipse 2.10.
DATAS PROVÁVEIS DA ESCRITA DOS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO
É impossível precisar as datas em que os livros do NT foram escritos, uma vez que raramente há menção de datas ou alusões nos seus livros que permitam identificá-los com eventoshistóricos.
A tabela a seguir é uma estimativa, de acordo com as melhores fontes disponíveis. Ela apresenta os eventos que ocorreram no primeiro século, os livros que lidam com esses eventos e a época em que os livros foram publicados.
Só lembrando que as datas estão relacionadas diretamente com os eventos, e que nem sempre coincidirá com a data da escrita do livro, como é o caso dos evangelhos.A designação de Novo Testamento dada à segunda parte da Bíblia vem do latim Novum Testamentum que vem a ser uma tradução do grego Καινὴ Διαθήκη (Hê Kainê Diathêke, aportuguesando). Esta expressão grega era usada geralmente para designar ―uma última vontade, ou testamento, como o indica a tradução latina, sendo certo, contudo, que esta tradução não dá exaustivamente todo o seu significado. O quesignificava realmente era uma disposição feita por uma parte que a outra parte podia aceitar ou rejeitar, mas nunca alterar; essa disposição, quando fosse recebida, obrigava pelas suas cláusulas as duas partes.
O Novo Testamento é, portanto, o conjunto de livros onde está registrado o estabelecimento e o caráter das novas negociações de Deus com os homens por meio de Cristo, contendo ascondições, que o homem pode aceitar ou rejeitar, mas nunca alterar, e, quando este as aceita, tanto ele como Deus ficam obrigados a cumprir as suas exigências.
Os escritores do Novo Testamento estavam convencidos de que só em Cristo se encontrava o significado da história judaica e do Velho Testamento. Por outras palavras, que o desenrolar dos acontecimentos em Israel, desde o seu início e através de todosos tempos, bem como a composição do Velho Testamento foram orientados por Deus, tendo em vista a encarnação. As deduções desta doutrina levaram, naturalmente, à idéia teológica fundamental pela qual se entende a revelação. A idéia é esta: Deus, Criador Onipotente, que ―faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade‖ (Ef 1.11), previu a queda do gênero humano pelo pecado. Determinou, então,glorificar-Se através da Igreja; e, para isso, designou Seu Filho, que iria salvá-la, na qualidade de Ministro e Medianeiro de Deus. A história do mundo foi, e será sempre, nada mais nada menos que a execução do Plano divino, infalível sem dúvida, nos seus objetivos. Desde que o Filho de Deus apareceu para instaurar o Seu reino messiânico, foi enviado por Deus o Espírito Santo cuja missão no...
tracking img